Anuência da Anvisa e INPI
 

Matéria

Anuência da Anvisa e INPI

9 / Fevereiro / 2021

Pesquisa nanobiotecnológica desenvolvida na área da saúde pelo PPGB-UnP recebeu reconhecimento. Próximo passo é incentivo de empresa do setor farmacêutico para ser licenciado

Pesquisadores potiguares tiveram reconhecimento da Anvisa e do Inpi para uma formulação cicatrizante nanobiotecnológica preparada à base do óleo da copaíba, árvore natural da Amazônia. Com a conquista da patente, a equipe encontra-se em fase de busca por incentivo industrial para ter o produto licenciado por uma empresa nacional do setor farmacêutico.

Vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) da UnP, os pesquisadores conquistaram a anuência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

O invento é uma nanoemulsão resistente a diluições em água e contém componentes naturais como o óleo de copaíba, água de coco em pó e outros produtos biocompatíveis como óleo de girassol que se encontram nanoencapsulados em meio aquoso.

O estudo químico possibilitou a obtenção de uma formulação nanoestruturada que acelerou o processo de cicatrização. A administração do fitoterápico pode ser realizada por via tópica, com o uso de seringa ou spray, com liberação do bioativo (óleo de copaíba) de forma gradual e prolongada.

Conheça os Pesquisadores

A pesquisa foi desenvolvida durante o Mestrado da Profa. Dra. Melyssa Lima de Medeiros, concluído em 2014, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Aparecida Medeiros Maciel e co-orientação do Prof. Dr. Irami Araújo Filho.

Também fizeram parte da pesquisa o Prof. Dr. Valdir Florêncio da Veiga Júnior (IME-RJ); Profa. Dra. Catia Guaraciara Fernandes Teixeira Rossi (colaboradora externo ao PPGB-UnP) e Dra. Cristiane Clemente de Mello Salgueiro (UECE).

Importância medicinal e viabilização regulamentada do óleo de copaíba

De acordo com a Profa. Melyssa, ao se analisar a utilização do óleo de copaíba nos últimos 20 anos, evidencia-se um número significativo de pedidos de patentes por empresas estrangeiras, dentre as quais a maioria são requeridos por empresas japonesas, seguidos por uma francesa, uma americana e uma brasileira. No Brasil, dentre as patentes outorgadas para o óleo de copaíba, existe um único registro na Anvisa para uso comercial do óleo de copaíba.

É importante destacar que após o licenciamento, outras etapas são necessárias até que o produto seja comercializado. Neste cenário, no Brasil, a Anvisa também tem participação em função de avaliar a etapa clínica (fases 2 e 3) e os quesitos de segurança sanitária da empresa e conceder a anuência comercial do produto.

De acordo com Profa. Aparecida, com a concessão da patente via INPI, o PPGB-UnP imprime uma forte contribuição ao desenvolvimento científico de novos medicamentos preparados com espécies vegetais de uso medicinal. Fitoterápicos são tradicionalmente utilizados em nível mundial, sendo este o caso do óleo de copaíba que tem várias atividades farmacológicas cientificamente validadas, dentre as quais se destacam seu uso anti-inflamatório, analgésico e cicatrizante.