Exames em macacos-pregos
 

Matéria

Exames em macacos-pregos

18 / Junho / 2021

Estudantes que integram a Liga Acadêmica de Diagnóstico por Imagem Veterinária e do Projeto de Extensão de Radioimaginologia realizaram exames de imagem em macacos-pregos no Centro de Saúde Veterinária (CSV). A atividade aconteceu nos dias 28 e 6 de maio em uma parceria com o projeto de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Campina Grande.

Os alunos de Medicina Veterinária da UnP foram coordenados pelo Prof. Ciro Uchoa de Melo. Ao longo da ação, eles foram supervisionados pelo tutor de práticas do CSV, Fábio Mendonça, que conduziu os exames radiográficos, respeitando todas as normas de proteção radiológica com apoio do Prof. Felipe Câmara. Para garantir o bem-estar animal, os macacos foram devidamente sedados antes do transporte e acompanhados pela Médica Veterinária anestesista, Jéssica Andrade.

A área de Diagnóstico por Imagem é uma área em ascensão na Medicina Veterinária e, especialmente por envolver primatas, consistiu em uma oportunidade muito valiosa para os estudantes que participaram da ação.

Pesquisa

A pesquisa realizada pela Médica Veterinária e doutoranda Ana Yasha Ferreira de La Salles e orientada pelo Prof. Dr. Danilo José Ayres de Menezes (UFRN), busca descrever a anatomia óssea do macaco-prego-amarelo (Sapajus libidinosus) e comparar com métodos de imagem como auxiliares ao estudo anatômico, através da tomografia computadorizada e radiografia, tendo grande importância por fornecer desde informações de base morfológica, até em procedimentos clínico-cirúrgicos, pra profissionais da área de imagem e da primatologia, visando sempre a preservação da espécie.

Sobre a experiência, a Coordenadora do Curso, Profa. Luanna Fernandes, declara que é de suma importância para os alunos por consistir em uma oportunidade de avaliação de animais primatas e condução dos exames, sob olhar do supervisor e outros profissionais com muita experiência para compartilhar responsáveis pelo projeto. “Oportunidades como essa possibilitam aos alunos colocar em prática o conhecimento obtido em sala de aula, com um padrão de excelência que o Centro de Saúde Veterinária oferece”, conta.