Editora UnP
A Editora Universidade Potiguar – EdUnP, é um órgão suplementar da Reitoria, criado por meio da Resolução n. 003/2006 de 15.03.2006 – ConSUni, cuja missão é atender às necessidades editorais da Política Institucional de Difusão Técnico-Científica. A Editora coordena e executa a política editorial da Universidade Potiguar por meio de programas editorias e linhas de publicação voltadas para democratização e socialização de saberes, conhecimento e tecnologias. Suas ações priorizam a editoração, publicação e circulação do conhecimento técnico, didático e científico produzido pela comunidade acadêmica da Instituição.
Princípios da EdunP
- Editar e publicar o que há de melhor na produção técnico-científica, a partir de pareceres técnicos do Conselho Editorial;
- Editar e publicar o que deverá contribuir para o aperfeiçoamento do ensino e da pesquisa científica no Rio Grande do Norte e no país.
Missão
Atender às necessidades editoriais da Universidade Potiguar contempladas na Política Institucional de Difusão Científica e Tecnológica.
Visão Estratégica
Posicionar a Universidade Potiguar no cenário científico local e nacional, enquanto produtora de conhecimento, saberes e tecnologia voltados ao desenvolvimento sustentável da sociedade potiguar. Ao atender às necessidades editoriais da Universidade Potiguar, a Editora Universitária Potiguar se associa às demais congêneres no país, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e cultura nacional, especialmente do povo norte-rio-grandense, por meio da veiculação, publicação e circulação de saberes e conhecimento.
Objetivo
Editar e publicar obras, de caráter técnico, didático e científico, sob o formato de livros, revistas, coleções e ou séries que contribuam para a difusão do conhecimento gerado pela comunidade acadêmica da Universidade Potiguar.
Estrutura organizacional
- Conselho Editorial, Setor Consultivo;
- Coordenadoria, Gestor;
- Colaboradores externos (parceiros, prestadores de serviços e patrocinadores).
Política Editorial
A política editorial da Universidade Potiguar, aprovada por meio de Resolução da Reitoria e executada pela Editora, visa contribuir para a disseminação do conhecimento técnico, didático e científico produzido na Instituição, facilitando o acesso da maior parcela da população norte-rio-grandense às descobertas científicas e às tecnologias geradas por professores, alunos e pesquisadores dessa Universidade.
Essa política se consolida em impressos e eletrônicos de qualidade editorial e técnica, e garante preços compatíveis com a realidade sócio-econômica do público leitor norte-rio-grandense.
A política editorial da Universidade Potiguar atenderá às necessidades editoriais dos seguintes setores institucionais:
- Chancelaria e Reitoria;
- Programas de Pós-Graduação;
- Ensino de graduação;
- Biblioteca;
- Educação a Distância;
- Dentre outros.
A política editorial da EdUnP prioriza:
- Disseminar o conhecimento científico e as tecnologias geradas no ensino de pós-graduação e graduação, ofertados pela Universidade Potiguar;
- Divulgar, por meio de séries e ou coleções, os resultados de pesquisa realizada pelos alunos da graduação na iniciação científica;
- Registrar e documentar, em publicações, os fatos históricos e os feitos institucionais;
- Publicar obras autorais que venham a contribuir para a evolução e desempenho da educação básica e superior norte-rio-grandense.
Conselho Editorial
O Conselho Editorial, órgão de caráter consultivo e com a função de propor uma política editorial para a UnP e recomendar, tecnicamente, as publicações da Universidade, tem a seguinte composição:
- Coordenador da Editora, seu presidente;
- Editor-chefe;
- Coordenador Geral do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Potiguar – SIB/UnP;
- Coordenação Geral de Pesquisa;
- Coordenação de Qualidade Acadêmica;
- Professores representantes das áreas de conhecimento que integram a administração acadêmica da UnP.
O Conselho Editorial discute a política editorial, emite parecer sobre originais submetidos à editora e delibera o calendário de publicações/lançamentos da casa. É designado pela Reitoria, com mandato de dois anos e funciona conforme Regimento.