Ir para o conteúdo

Engenharia Química

Noite 10 semestres Bacharelado Roberto Freire
Atualizado em 12 de abril de 2022

A Graduação em Engenharia Química forma profissionais qualificados para o uso intensivo da ciência e da tecnologia nos processos de trabalho, capazes de considerar os problemas em sua totalidade, com visão sistêmica de processos em geral, propondo soluções que sejam corretas dos pontos de vista técnico, econômico, social e ambiental.

A proposta de criação foi motivada pela demanda social por profissionais da área de Engenharia Química, mais especificamente em controle de processos químicos e automação industrial. A Universidade Potiguar oferece este Curso visando atender ao setor industrial instalado no estado e na região Nordeste.

 

O engenheiro químico formado pela Universidade Potiguar sairá com base adequada para o uso intensivo da ciência e da tecnologia nos seus futuros processos de trabalho, capaz de considerar os problemas em sua totalidade, com visão sistêmica de processos em geral, propondo soluções que sejam corretas dos pontos de vista técnico, econômico, social e ambiental.

Neste cenário, é realizada uma abordagem pedagógica centrada no aluno, que passar a ser um ator ativo de todo o processo, praticando a liberdade de participação em sua formação, mas simultaneamente devendo ter a consciência de sua responsabilidade sobre sua formação, em todos os aspectos.

Para sua formação, o aluno conta com:

  • Laboratórios de Física (Mecânica dos sólidos e fluidos, Eletricidade e  Termodinâmica);
  • Laboratório de Química;
  • Laboratório de Desenho;
  • Laboratório de Reatores e Termodinâmica;
  • Laboratório de Operações Unitárias;
  • Laboratório de Fenômenos de Transporte;
  • Laboratório de Ciências e Tecnologia dos Materiais.

 

Unidade Roberto Freire | Natal

Coordenador: Jan Erik Mont Gomery Pinto
E-mail: [email protected]
Currículo: Graduado em Engenharia de Computação pela UnP. Especialista em Logística Empresarial. Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFRN. Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFRN. (Lattes)


O Engenheiro Químico é responsável por projetar, otimizar, acompanhar, controlar e pesquisar os mais diversos processos existentes nas indústrias químicas, bioquímicas e correlatas. O Curso da UnP forma profissionais qualificados para o uso intensivo da ciência e da tecnologia nos processos de trabalho, com visão sistêmica de processos em geral, propondo soluções que sejam corretas dos pontos de vista técnico, econômico, social e ambiental.


Outras informações

Mercado de trabalho

O profissional da Engenharia Química possui um campo de atuação bastante extenso, podendo atuar:

  • Em indústrias de celulose e papel, borracha e plásticos, petróleo e petroquímica, cerâmica, tratamento de efluentes, tintas, corantes e cosméticos, biotecnologia, indústria alimentícia e sucroalcooleira, dentre outras;
  • Em serviços de consultoria e assessoramento para serviços públicos, instituições de ensino, científicas e de pesquisa.

Matriz Curricular

Atos regulatórios

  • Criação: Resolução Nº 020/2013 – ConSUni/UnP de 02/10/2013

Clique aqui e conheça os Indicadores de Qualidade

Premiações e reconhecimentos

Ranking Universitário Folha (RUF) 2017: 6º melhor curso privado de Engenharia Química do Norte-Nordeste

Mensalidades

Natal Zona Sul

Modalidade Mensalidade Valor no vencimento
Sem oferta em 2018.1 Bacharelado Noite: R$ 1.378,43
Noite: R$ 1.242,00
*Valores válidos para o semestre letivo 2022.2 e sujeitos a alteração. Os valores acima sobrepõem outros valores anteriormente divulgados nos demais meios de comunicação. O vencimento das mensalidades ocorre no 5º (quinto) dia útil de cada mês e os pagamentos deverão ser efetuados na rede bancária ou via internet. Descontos e bolsas incidirão sobre o valor nominal das mensalidades. Consulte ofertas e turmas no Call Center, no (84) 4020-7890.
Dúvidas