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Em razão da pandemia da COVID-19, os atendimentos da Central do Aluno estão acontecendo de forma remota.
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Autoatendimento

Como fazer o cadastro no Autoatendimento UnP?

Preparamos um passo a passo para você aqui.

Para que serve o meu autoatendimento?

Funciona como o meio de comunicação entre a universidade e o aluno, através dele você pode:

  • Visualizar a digitação de notas e controle de frequência; 
  • Consultar o quadro de horários;
  • Acessar sua sala de aula virtual o BlackBoard, onde os professores inserem conteúdos e atividades; 
  • Realizar os pagamentos de suas mensalidades através do próprio site;
  • Efetuar renovação e reserva de livros da biblioteca; 
  • Inserir certificados para contabilização de atividades complementares; 
  • Visualizar sua situação acadêmica; 
  • Visualizar sua situação financeira; 
  • Realizar solicitações de todos os tipos no botão “solicitações de serviço”. 

Como posso fazer solicitações sem sair de casa? 

Ao acessar o autoatendimento é possível visualizar um campo chamado “solicitações de serviço”. Dentro dele terá uma série de categorias como mensalidades, acadêmico e documentação, sendo assim, você poderá encontrar o tipo de serviço correto para o que deseja. Você deverá detalhar o seu pedido no campo de observação na solicitação.

Como sei que minha solicitação foi analisada?

No mesmo campo de “solicitações de serviços”, possui uma opção de “Minhas Solicitações”, aonde você poderá ver todo o seu histórico de solicitações, como anda o status de análise de cada um, assim como a resposta de sua solicitação.

Como faço para acessar meu webmail?

O usuário é composto por seu usuário do autoatendimento + @unp.edu.br, você pode acessá-lo assim: Autoatendimento > Vínculo de Aluno > Webmail.
Para mais informações clique aqui

O aluno UnP, possui uma parceria com a Microsoft. Por meio da iniciativa Student Advantage, a instituição disponibiliza licenças gratuitas para download dos softwares do Office 365. Ao todo, cada usuário poderá instalar o pacote em até cinco dispositivos, incluindo o smartphone e o tablet.

Esqueci/expirou minha senha como faço para atualizar?

Quando esquecer sua senha você deverá clicar em “Esqueci minha senha” na página de entrada do autoatendimento (aqui) e confirmar os seus dados. Após isso, será enviado um link para o seu e-mail pessoal cadastrado no sistema onde você conseguirá redefinir sua senha.

Documentação

Como faço para emitir declaração de matrícula?

A emissão gratuita poderá ser feita através do Autoatendimento (aqui,), lembrando que para retirar a declaração de matrícula o aluno deve estar devidamente matriculado semestre vigente.

Acesse: Autoatendimento > solicitações de serviço > documentações > declaração de matrícula

Observação: Essa declaração somente poderá ser retirada em seu autoatendimento. Essa declaração pode ser modificada conforme sua necessidade, tendo a opção de inserir dados como quadro de horário, situação financeira e disciplinas integralizadas, além da comprovação de seu vínculo de matrícula.

Preciso de uma declaração com dados específicos. Como faço?
Você pode solicitar através do Autoatendimento (aqui), especificar os dados que devem constar no documento. Acesse: Autoatendimento > solicitação de serviços > documentações > declarações diversas.

Ex: Aluno estagiário do Tribunal de Justiça solicita declaração especifica conforme edital do órgão.

Lista de declarações disponíveis no Autoatendimento:

  • 1 . Declaração de matrícula;
  • 2 . Declaração de matrícula para fins de estágio;
  • 3 . Certidão de conclusão de curso;
  • 4 . Declaração de trancamento de matrícula;

Observação: A emissão da declaração acontece mediante o pagamento da taxa de serviço*, caso o aluno não possua mais vínculo de aluno com a instituição deverá solicitar presencialmente na Central do Aluno .

*Consultar tabela de taxas de serviços.

Preciso do meu histórico escolar e o IRA. Como faço?

  • Aluno: Você pode retirar o documento através do Autoatendimento (aqui). Ah, lembrando que no histórico escolar já consta o IRA.
  • Egresso/ ex-aluno: Você terá que comparecer presencialmente à Central do Aluno ou através dos nossos canais de atendimento para formalizar uma solicitação.

Acesse: Autoatendimento > solicitações de serviço > documentações > histórico escolar.

*Consultar tabela de taxas de serviços.

Como posso fazer para atualizar o cadastro do Natal Card? 

Caso a matrícula esteja desatualizada ou não cadastrada no portal do Natalcard, o aluno solicita a atualização ou cadastro, pelo Autoatendimento. Acesse: Autoatendimento > solicitação de serviço > documentações > vínculo/desvínculo – carteira de estudante.

Atenção: Esse serviço está disponível apenas para o Campus Natal.

Como faço para pegar o cartão de acesso à UnP?

O calouro recebe o cartão de acesso no ato da matrícula ou, caso não tenha sido entregue, a 1ª via do cartão é disponibilizada na Central de Atendimento ao Candidato a partir do primeiro dia de aula. A 2ª via será disponibilizada pela Central de Atendimento ao Aluno.

*Consultar tabela de taxas de serviços.

EMENTAS/PLANO DE ENSINO

O que são ementas?

Documento com orientação/informação didático-pedagógica, incluindo a metodologia de ensino, para possibilitar o correto acompanhamento, desenvolvimento e aproveitamento do conteúdo abordado na disciplina, bem como, a referência bibliográfica, conteúdo programático e os critérios de avaliação.

Onde localizo as ementas?

Elas são disponibilizadas todo início de semestre na plataforma Blackboard no link plano de ensino e também na aba “acadêmico” no próprio autoatendimento, após o fim do semestre continua disponível.

  • Blackboard: Sala de aula virtual > Disciplina > Plano de ensino;
  • Autoatendimento: Autoatendimento > Acadêmico > Menu acadêmico > Plano de Ensino e Planos de Aula.

SERVIÇOS ACADÊMICOS

APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

O que é aproveitamento de disciplinas?

O aproveitamento de disciplina/estudo é a validação de conhecimento adquirido em disciplina cursada e aprovada anteriormente, em outra Instituição de Ensino Superior credenciada pelo MEC ou em outro curso na UNP, desde que atenda às exigências estabelecidas pela Universidade Potiguar. 

Quais documentos são necessários para o aproveitamento de disciplinas?

Histórico escolar e ementas das disciplinas cursadas e aprovadas em outra Instituição de Ensino Superior. Caso o aluno tenha cursado as disciplinas na UnP, basta anexar apenas o histórico escolar.

Prazo: de acordo com o calendário acadêmico. 

Como solicito o aproveitamento de disciplinas? Tem prazo? 

O serviço fica disponível no autoatendimento do aluno de acordo com o prazo do calendário acadêmico*. 

Acesse: autoatendimento > Solicitações de serviços > matrícula > APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS CURSADAS EM OUTRA IES. 

Prazo: de acordo com o calendário acadêmico.

Posso ter aproveitamento de disciplinas do Técnico para graduação?

Não. Mas pode ser considerado o aproveitamento de disciplinas de Graduação para Técnico, visto o nível educacional. Considerando também a carga horária das disciplinas cursadas e conteúdo programático. 

Prazo: de acordo com o calendário acadêmico.

Posso ter aproveitamento de disciplinas de Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado para graduação?

Sim. Visto o nível educacional, é possível aproveitar disciplinas especificas de mesmo conteúdo programático.

Prazo: de acordo com o calendário acadêmico.

Tenho desconto financeiro no aproveitamento de disciplinas? 

Sim. A UnP disponibiliza um crédito de desconto na mensalidade por disciplina aproveitada no semestre regular. 

Vale ressaltar que o aproveitamento de disciplinas é um processo acadêmico, e fica a critério da instituição a oferta de desconto.

Aproveitei uma ou mais disciplinas e não tive desconto! 

O aproveitamento somente gerará desconto se a disciplina com esse status estiver em seu semestre regular.

Há algum prazo para solicitar o aproveitamento de disciplinas? 

Sim! Consulte o prazo em nosso calendário acadêmico.

MUDANÇA DE TURNO

Quero mudar de turno, o que fazer?

A mudança de turno estará disponível durante o período de renovação de matricula se houver disponibilidade e vaga no turno solicitado. 

Para solicitar, acesse: Autoatendimento > Solicitações de serviços > matrícula > ALTERAÇÃO DE TURNO.

Atenção: Após o termino do prazo de solicitação de ajuste conforme previsto no calendário acadêmico, você ainda poderá solicitar e a análise será realizada em caráter excepcional por motivos de trabalho mediante algum tipo de comprovação.

Há algum prazo para solicitar minha mudança de turno?

Sim! Consulte o prazo em nosso calendário acadêmico.

MUDANÇA DE TURMA

Quero mudar de turma, como faço?

A mudança de turma estará disponível durante o período de renovação de matricula. 

Para solicitar acesse o autoatendimento > Solicitações de serviços > matrícula > ALTERAÇÃO DE TURMA.

Atenção: Após o termino do prazo de solicitação de ajuste conforme previsto no calendário acadêmico, você ainda poderá solicitar e a análise será realizada em caráter excepcional por motivos de trabalho mediante algum tipo de comprovação.

Há algum prazo para solicitar minha mudança de turma?

Sim! Você pode verificar o prazo no calendário acadêmico.

MATRÍCULA EM DISCIPLINA EXTRA

Posso me matricular em uma disciplina extra?

Sim. O aluno que possui disciplinas de adaptação ou dependência de séries anteriores poderá realizar a solicitar a inclusão dessas dentro do prazo previsto no calendário acadêmico.

Acesse: autoatendimento > Solicitações de serviços > matrícula > AJUSTE DE MATRÍCULA. 

Atenção: informe a disciplina e turno que tem interesse em cursar. 

Tenho custo financeiro na disciplina extra? 

Sim. Para qualquer disciplina extra (adaptação e dependência) inserida na série regular há custo financeiro. O valor total da disciplina extra é dividido em 5 (cinco) parcelas em que podem ser pagas através do autoatendimento.

Ingressei no bloco 2 da primeira série, tenho custo financeiro na disciplina de adaptação?

Sim. Pois ao ingressar no bloco 2, o plano de pagamento é de apenas 3 parcelas, sendo assim, não foi efetuado pagamento referente a essas disciplinas. 

Quando devo pagar o financeiro da disciplina extra?

Os valores das disciplinas extras são gerados num boleto a parte da mensalidade regular com a denominação de EXTRA. O vencimento dessas parcelas é no quinto de útil de cada mês. Basta acessar o autoatendimento e realizar a impressão do boleto ou seguir com o pagamento via cartão de crédito.

Tenho desconto financeiro na disciplina extra?

Consulte aqui.  (Direcionar para as informações de bolsa institucional)

Posso antecipar disciplina extra das séries futuras?

Não, nosso modelo de curso e currículo é seriado, portanto, os alunos deverão seguir a semestralidade regular.

Há algum prazo para incluir alguma disciplina extra?

Sim! Consulte o prazo em nosso calendário acadêmico.

CANCELAMENTO EM DISCIPLINA EXTRA

Posso remover minha disciplina extra?

O aluno poderá solicitar a remoção da disciplina extra desde de que esteja com a adimplente com as parcelas da mesma.

Acesse: autoatendimento > Solicitações de serviços > matrícula > CANCELAMENTO DE DISCIPLINA EXTRA.

Observação: Disciplinas da série regular não poderão ser removidas.

Quando posso solicitar o cancelamento de minha disciplina extra?

O aluno poderá solicitar o cancelamento a qualquer momento

QUADRO DE HORÁRIOS DE DISCIPLINAS

Onde vejo o meu quadro de horários?

Para consultar os horários de aulas das disciplinas cursadas no semestre atual acesse: autoatendimento > Vida Financeira e Acadêmica > quadro de horário. 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

O que são Atividades Complementares?

Atividades realizadas pelo aluno fora do horário de suas aulas que emitem certificação. Como por exemplo: minicursos, palestras, oficinas, participação de congresso, estágio não obrigatório. 

Como devo proceder para validar a carga horária das atividades que realizei como Atividades Complementares? 

Veja como cadastrar as atividades complementares. 

Quais dados são obrigatórios para que o certificado ou a declaração seja válido como atividade complementar?

O certificado deve conter as seguintes informações: 

O nome do evento; A data na qual foi realizado o evento; A carga horária ou à hora de início e termino; Logomarca da instituição que realizou o evento; e Assinatura do responsável pelo evento.

Qual o prazo para a entrega dos certificados para Atividades Complementares?

Os certificados e declarações devem ser entregues no mesmo semestre de realização da atividade de acordo com o calendário acadêmico.

Quando posso iniciar a entrega dos certificados para atividades complementares?

Os certificados podem ser entregues desde o primeiro semestre do curso. Lembre-se que esse é um critério para a colação de grau. 

Consultar prazo no calendário acadêmico.

Cursos, palestras e outros tipos de eventos feitos antes do ingresso na Universidade valem como Atividades Complementares?

Não. Só serão validadas atividades realizadas a partir da data da primeira matricula.

Como saberei se minhas atividades complementares foram deferidas ou indeferidas?

Acesse: autoatendimento > Vida Financeira e Acadêmica > Atividades Complementares. Onde será possível acompanhar o retorno dos certificados anexados.  

É obrigatório concluir as horas das atividades complementares?

Sim. É obrigatória para integralização do curso, exigido pelo MEC e UnP/FPB.

Como sei quantas horas serão contabilizadas? 

Compareça a Central de Atendimento ao Aluno presencial e WhatsApp ou junto ao seu coordenador de curso e solicite a Tabela de Atividades Complementares que define os eventos válidos.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Sistema de avaliação de aprendizagem para acompanhar e medir o desempenho acadêmico do estudante. 

CALENDÁRIO ACADÊMICO UnP 

O Calendário Acadêmico contempla o planejamento pedagógico anual, estando previstas as datas de início e término de semestres, unidades e blocos, os períodos avaliativos, recessos, prazos de processos e datas comemorativas.

Calendário Acadêmico UnP.

FREQUÊNCIA REGIME DE EXCEÇÃO 

A F.R.E é a situação especial de frequência que permite ao aluno compensar a ausência às aulas por meio de trabalhos domiciliares. 

Acesse: autoatendimento > Solicitações de serviços > documentações > FREQUÊNCIA EM REGIME DE EXCEÇÃO. 

Obs: Documentação para análise deve ter atestado médico com mínimo de 15 dias de afastamento, Conforme Resolução Nº 027/2016-CONEPE-UNP

Saiba mais.

Quantas faltas posso ter em cada disciplina?

O aluno poderá dispor dos 25% restantes do limite de frequência para se ausentar por problemas alheios. Caso seja ultrapassado acarretará em reprovação. 

CORREÇÃO DE HISTÓRICO ESCOLAR

Não concordo com minha a nota da prova. Como devo fazer?

O aluno pode verificar diretamente com o professor da disciplina a correção da nota. Caso indisponibilidade, o aluno deverá solicita via autoatendimento uma revisão de nota onde você poderá inserir a justificativa.

O que preciso apresentar para solicitar revisão de prova?

Após a solicitação via autoatendimento, o aluno deverá anexar uma cópia  e argumentos da prova a ser revisada no requerimento online.

Acesse: autoatendimento > Solicitações de serviços > Revisão > REVISÃO DE PROVA.

Há algum prazo para solicitar revisão de prova?

Sim. O aluno poderá solicitar em até 3 (três) dias após a divulgação do resultado.

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA | RETORNO AO CURSO

Quando é a renovação de matricula?

O prazo de renovação de matricula é divulgado por meio de portaria no site da UnP em Documentos Institucionais. 

Como faço para efetuar a minha renovação de matrícula?

Todo processo de renovação de matricula é on-line no link “Renovação de Matricula” disponibilizado no autoatendimento e é realizado após pagamento da parcelar de renovação e aceite do contrato.

Quais critérios para que eu possa renovar? 

Não ter dividas do semestre anterior. 

Ter pago a parcela de renovação. 

Não possuir disciplinas com status cursando. 

Aceite on-line do contrato. 

Com quantas disciplinas eu fico *retido?

*Retenção é quando o aluno fica impedido de renovar seu semestre regular e deve ficar extra-regular cursando suas dependências. 

Cada curso tem suas especificidades, é necessário contatar o coordenador de curso para mais informações.

Não cursei o último semestre e quero retornar ao meu curso. O que faço?

O serviço permite ao aluno retornar ao Curso na UnP do qual tenha se afastado por um período de até 2 (dois) anos.  Para retornar, o aluno deve estar adimplente junto a UnP.

 

Acesse: autoatendimento > Solicitações de serviços > Matrícula > RETORNO AO CURSO.

FINANCEIRO

MENSALIDADES

Até quando posso efetuar o pagamento da mensalidade? Posso alterar meu vencimento?

O pagamento da mensalidade poderá ser efetuado com desconto até o 5º dia útil de cada mês e não pode ser alterado.
Clique aqui e consulte o Calendário de Vencimentos.

Como posso retirar a 2ª via do boleto da mensalidade?

O aluno poderá acessar o Autoatendimento aqui, selecionar: Financeiro > Menu Financeiro > 2ª via de boletos. Em caso de dúvidas, o aluno poderá contar com o suporte do Call Center através do WhatsApp e ligação no número 3227-1234.

Como posso pagar minhas mensalidades no autoatendimento? 

Você deve ir na opção “cartão de crédito”, clicando nele você será direcionado(a) às suas mensalidades em aberto e você conseguirá pagar uma por uma com seu cartão de crédito, além de poder parcelar em até 6x.

Acesse servicos.unp.br/boleto/ ou no Autoatendimento selecione: Financeiro > Menu Financeiro > Pagamento no cartão de crédito e pague de sua mensalidade sem sair de casa.

O valor da minha mensalidade está incorreto, como corrigir?
Caso seu boleto esteja incorreto poderá ser aberta uma solicitação de “Análise de boleto” disponível em seu autoatendimento, nele você deverá descrever o mês a ser analisado e o erro identificado. 

No autoatendimento selecione: Solicitações de serviço > Mensalidades > Análise de boleto. 

Estou com dificuldade em entender meu financeiro, onde posso resolver?

Em seu autoatendimento tem todos os tipos de solicitações para dúvidas financeiras, como análise de boleto, cadastro de desconto, negociação de débitos, entre outros. Basta abrir uma solicitação que gerará um número de protocolo e será respondido por lá dentro do prazo previsto.

Tenho débitos em aberto, como posso negociar?

Para isso você poderá abrir uma solicitação de “Negociação de débitos” em seu autoatendimento ou entrar em contato com a CENTRAL DO ALUNO  ou Call Center através do WhatsApp e ligação no número 3227-1234.

No autoatendimento selecione: Solicitações de serviço > Mensalidades > Negociação de débitos. 

Eu já efetuei o pagamento da minha parcela, mas no meu autoatendimento ainda está em aberto, como devo proceder?

Quando o pagamento é efetuado em boleto o primeiro passo é verificar se já passaram 72h úteis da data do pagamento, que é o tempo máximo de baixa bancária.
Após o tempo acima citado o erro permanecer, você deverá digitalizar o seu comprovante de pagamento*, logo após se dirigir ao seu autoatendimento e nos enviar através do serviço “Baixa de pagamento não identificado” e anexar pelo próprio site, sem sair de casa. 

*O comprovante de agendamento não é válido para comprovar o efetivo pagamento.

 

EXTRATO FINANCEIRO

O que é extrato financeiro?

É um documento onde você pode encontrar todas as suas informações a respeito de pagamentos no ano selecionado, ele é usado também como declaração para o imposto de renda.

 

Como posso tirar meu extrato financeiro?

Dentro do seu autoatendimento temos a opção de gerar esse extrato financeiro automático, sem espera, só seguir esse passo a passo: 

  1. Clicar no botão financeiro na página inicial;
  2. Clicar em menu financeiro e logo após “Extrato Financeiro – Imposto de renda”;
  3. Assim que abrir você poderá selecionar o ano que você deseja e apertar para imprimir. 

Egressos/ Ex aluno: O extrato financeiro continua disponível para vocês mesmo após a colação de grau.

Obs.: Caso não seja você o responsável pelo pagamento de suas mensalidades, poderá solicitar uma declaração de responsável financeiro no serviço “Declarações diversas”*. 

*Consultar tabela de taxas de serviços.

 

RESSARCIMENTO

Pagamento em duplicidade ou a maior

Refere-se à quando o aluno paga duas vezes a mesma mensalidade. Para isso, é disponibilizado dois serviços em seu autoatendimento, que são: 

Ressarcimento de valores – crédito na parcela 

Nesse serviço você estará pedindo que a universidade transfira o valor pago em duplicidade ou a maior na parcela com o próximo vencimento e/ou vencida.

Ressarcimento de valor – depósito em conta

Nesse serviço você estará pedindo que a universidade transfira o valor pago em duplicidade ou a maior para sua conta bancária, nesse você será responsável por inserir seus dados bancários no requerimento.

Caso o aluno não consiga uma conta bancária para depósito, ele deverá entrar em contato com a Central do Aluno para solicitar o ressarcimento por ordem de crédito.

BOLSAS E FINANCIAMENTO

Qual a diferença entre Bolsas e Financiamento?
A bolsa é uma forma de incentivo estudantil que fornecem descontos institucionais, já o financiamento estudantil é uma modalidade de crédito universitário governamental, que será cobrado após o término dos estudos pelo agente financeiro.

O que é o Novo Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar a graduação de alunos matriculados em instituições privadas de ensino superior, após aprovação em processo seletivo.

Quem pode solicitar o Novo Fies?

Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 (zero) na redação. 

Clique aqui para saber mais. 

Tenho interesse no Fies, onde consigo tirar mais dúvidas sobre a inscrição?

Você pode encontrar respostas para suas dúvidas diretamente no site do Fies.

Clique aqui para saber mais.

Fui selecionada no processo seletivo do Fies, o que devo fazer?

Após a aprovação no processo seletivo, o candidato deve complementar as informações da inscrição no site do fies, de acordo com o prazo estipulado no edital.

Clique aqui para saber mais

Após a complementação da inscrição, quais os próximos passos?

  • 1.Comparecer à Central de Atendimento ao Aluno (CPSA) de sua unidade com toda sua documentação pessoal, financeira e escolar, e dos membros de seu grupo familiar que são documentos pessoais e financeiros, toda essa documentação será analisada e validada;
  • 2.Comparecer ao agente financeiro (Caixa Econômica Federal) de acordo com o prazo gerado após a validação da inscrição pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), com a documentação exigida e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação e, uma vez aprovada pelo agente financeiro, formalizará a contratação do financiamento.
  • 3. Comparecer à Central de Atendimento ao Aluno (CPSA) com a cópia do contrato assinado no agente financeiro, para cadastro nas parcelas junto à instituição.

Qual a documentação necessária para validação da inscrição Fies?

A lista de documentos fica disponível do edital do processo seletivo, e a instituição também disponibiliza uma lista com a documentação necessária na Central do Aluno.

Após a contratação do fies, como é realizado o pagamento das mensalidades?

Respeitando o calendário da Caixa Econômica Federal, após a assinatura do contrato os pagamentos serão realizados diretamente ao banco. Contratos assinados até o dia 15 terão pagamento do mês seguinte diretamente ao banco, a partir do dia 16 o pagamento do mês seguinte ainda será efetuado à instituição.

*Acesse aqui o site da Caixa e entenda mais.

Como consigo o ressarcimento das parcelas pagas sem o cadastro do fies?

O aluno terá o ressarcimento das parcelas pagas* sem o cadastro do fies, que foram pagas a instituição antes da assinatura do seu contrato no banco. Será necessário abrir um requerimento pelo autoatendimento.

Acesse: Autoatendimento > solicitação de serviço > ressarcimentos > ressarcimento FIES. 

Atenção: Os valores serão ressarcidos após o encerramento do semestre e após o repasse da Caixa Econômica Federal e FNDE.

O que é aditamento fies?

O aditamento é a renovação do FIES, que é disponibilizada a partir do segundo semestre de contratação, no prazo de acordo com o calendário do MEC, é realizado através do sistema informatizado da Caixa Econômica Federal.

Acesse a Cartilha do Novo Fies para maiores dúvidas, clicando aqui

Posso incluir disciplinas extras no Fies?

Sim, desde que o aluno inclua as disciplinas no aditamento semestral. Caso a disciplina não esteja inclusa em seu aditamento, será cobrada de forma integral pela instituição, ou parcial caso o aluno tenha bolsa institucional e quando a disciplina for de adaptação.

Como sei que a disciplina extra foi inclusa no aditamento fies?

Quando o aluno inclui a disciplina extra, ele deverá se dirigir a CENTRAL DO ALUNO  para assinar um termo de corresponsabilidade, informando estar ciente de que essa disciplina foi inclusa no financiamento* do semestre e abrir um requerimento pelo autoatendimento.

Acesse solicitação de serviço > mensalidades > cadastro de FIES/Prouni na parcela.

Atenção: É necessário que o aluno consulte os valores da semestralidade no momento em que for confirmar o aditamento, se o valor inclui mensalidade regular + mensalidade extra. Caso tenha dúvidas sobre os valores, o aluno poderá procurar a CENTRAL DO ALUNO .

Existe algum risco de perder o fies?

Sim, é possível perder o Fies caso o rendimento acadêmico do aluno seja inferior à 75% a partir de 3 semestres. 

Perdi o fies, como faço para reativar?

Mediante contrato, o aluno tem direito a duas reativações que são solicitadas pela carta justificativa FIES, que fica disponível no autoatendimento.

Acesse: Autoatendimento > solicitação de serviços > documentos > carta justificativa FIES/Prouni.

Caso eu precise da transferência de curso ou turno com fies, o que devo fazer?

A mudança de curso ou turno, conforme contrato do Fies em sua cláusula 11ª, informa que o aluno poderá realizar uma única vez na mesma instituição até o seu 18º mês de contratação. 

 *Acesse aqui, a cartilha do novo fies para orientações sobre como solicitar.

Vou mudar de Instituição, como faço para transferir meu fies? 

Para solicitar transferência do Novo Fies é necessário que o aluno esteja adimplente e não ter realizado o aditamento semestral (caso o aditamento esteja aberto será necessário rejeitar). 

*Acesse aqui, a cartilha do novo fies para orientações sobre como solicitar.

Preciso trancar minha matrícula, o que faço para não perder o fies?

O aluno que ainda não realizou o aditamento poderá solicitar suspensão do fies no seu cadastro do site da caixa, essa solicitação poderá ser feita por até 02 (dois) semestre consecutivos, mediante validação da CPSA, uma vez realizada não poderá ser cancelada. 

*Acesse aqui, a cartilha do novo fies para orientações sobre como solicitar.

Já finalizei meu curso, porém ainda tenho disciplinas a cursar. Ainda consigo utilizar o fies?

Sim, para contratos anteriores à 2018 é possível realizar até 02 (duas) dilatações do fies, contratos posteriores a esse período é possível até 04 (quatro) dilatações. 

O aluno solicita no seu cadastro do site, e se dirige até a CPSA para validar a dilatação e pegar o Documento de Regularidade de Dilatação (DRD). 

*Acesse aqui, a cartilha do novo fies para orientações sobre como solicitar.

 Como consigo o realizar o encerramento do Fies?

O encerramento pode ser realizado por alunos adimplentes com as parcelas da coparticipação e que tenham os semestres anteriores devidamente aditados ou suspensos. Pode ser solicitado até o 15º dia de cada mês, e uma vez realizado não há como reverter. 

*Acesse aqui, a cartilha do novo fies para orientações sobre como solicitar.

O que é Prouni?

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede bolsas de estudos integrais e parciais (50%) a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Quem está elegível ao Prouni?

Estão elegíveis estudantes quem tenham cursado todo ensino médio em escola pública, ou que tenham sido bolsistas integrais em escola privada, estudantes com deficiência, e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica.

Como posso me inscrever no Prouni?

A inscrição é realizada no site do Prouni de forma gratuita. É necessário que o candidato tenha obtido média de 450 pontos no Enem do ano anterior, que esteja dentro dos critérios informado no edital do programa.

Fui aprovado no Prouni, o que devo fazer?

O candidato deverá comparecer a Instituição munido da documentação necessária para que possa ter a inscrição validada e consequentemente o cadastro da bolsa.

Qual a documentação necessária para validação da inscrição Prouni?

Você tem acesso a documentação necessária acessando o site do Prouni, e a instituição também disponibiliza uma lista com essa documentação na CENTRAL DO ALUNO .

Importante: A instituição tem total autonomia para solicitar outros documentos, necessários para comprovar informações.

Já sou aluno UnP e consegui Prouni, preciso apresentar documentação?

Sim, mesmo já sendo aluno da instituição é necessário apresentar a documentação comprobatória para a entrevista do Prouni.

Importante: A instituição tem total autonomia para solicitar outros documentos, necessários para comprovar informações.

Como faço para renovar o Prouni?

O aluno deverá comparecer todos os semestres à Central de Atendimento ao Aluno para assinar o termo de atualização de usufruto da bolsa.

Importante: Acesse aqui o manual do bolsista Prouni para maiores informações.

Consigo inserir disciplinas extras mantendo o Prouni?

Sim, a bolsa contempla disciplinas de adaptação e dependência. O aluno deverá abrir um requerimento pelo autoatendimento para que a bolsa seja cadastrada.

Acesse solicitação de serviço > mensalidades > cadastro de FIES/Prouni na parcela.

Importante: Acesse aqui o manual do bolsista Prouni para maiores informações.

Preciso trancar minha matrícula, o que devo fazer para manter o Prouni?

O aluno pode solicitar trancamento de matrícula, em seguida solicitar suspensão do Prouni. Esse processo poderá ser realizado por até 03 (três) semestres consecutivos.

Importante: Acesse aqui o manual do bolsista Prouni para maiores informações.

Consigo mudar de curso ou turno com o Prouni?

Sim, para que a transferência seja concluída é necessário que sua nota no Prouni tenha sido maior que o último colocado do curso de destino, além disso, o aluno só poderá mudar para curso de áreas afins ao que ele foi aprovado.

Exemplo: Um aluno de enfermagem só poderá mudar para cursos da área da saúde. 

Importante: Mediante também a disponibilidade de vaga para o curso de destino.

Acesse aqui o manual do bolsista Prouni para maiores informações.

Consigo transferir meu Prouni para outra instituição?

Sim, o aluno solicita a transferência do Prouni em sua instituição de origem, a chave de transferência é emitida e ele apresenta na instituição de destino. Para que a transferência seja concluída é necessário que sua nota no Prouni tenha sido maior que o último colocado do curso na instituição de destino. 

Importante: Mediante também a disponibilidade de vaga para o curso de destino.

Acesse aqui o manual do bolsista Prouni para maiores informações.

Bolsa permanência

O que é? 

É uma bolsa concedida pelo Governo Federal a estudantes vinculados a Universidade através do PROUNI e que atendam os critérios da política de cotas para ingresso na educação superior, estejam matriculados em cursos com carga horária além de cinco horas diárias e que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. 

Quais cursos da Universidade preenche os requisitos? 

O único curso com carga horária diária superior a 5 horas na UnP, é o curso de Medicina, portanto, somente os alunos de Medicina com bolsas do PROUNI, poderão solicitar a bolsa permanência.

Para mais informações clique aqui .

Existe algum risco de perder o Prouni?

Sim, é possível perder o Prouni caso o rendimento acadêmico do aluno seja inferior à 75% a partir de 3 semestres. 

Acesse aqui o manual do bolsista Prouni para maiores informações.

Perdi o Prouni, como faço para reativar?

O aluno tem direito a duas reativações que são solicitadas pela carta justificativa FIES/Prouni, que fica disponível no autoatendimento.

Acesse solicitação de serviços > documentos > carta justificativa FIES/Prouni 

Acesse aqui o manual do bolsista Prouni para maiores informações.

BOLSAS INSTITUCIONAIS

A UnP possui programa de oferta de bolsas? 

A Universidade potiguar possui um programa de concessão de benefícios que é ofertada exclusivamente no ato da matrícula, não podendo haver pedido de aumento ou requerer após o ato da matrícula.

A bolsa é para o curso inteiro? 

Os alunos que são contemplados com as bolsas institucionais deverão ter esse desconto até o fim do curso desde que cumpra todas as regras* institucionais. 

*Segundo o contrato de prestação de serviços, o aluno que não renovar sua matrícula dentro do prazo previsto em portaria publicada no site da UnP, perde sua bolsa institucional.

Preciso renovar minha bolsa?

A renovação da bolsa é feita no ato de renovação de matrícula, quando o aluno renova dentro do prazo previsto na portaria publicada no site da Universidade, ele tem automaticamente sua bolsa renovada.

Eu tenho o desconto da minha bolsa nas disciplinas que reprovo? 

Não. As bolsas institucionais não ofertam desconto em disciplinas de dependência.

Possuo disciplinas de adaptação, essas possuem desconto? 

Sim. As disciplinas de adaptação são contempladas com o desconto das bolsas institucionais.

Para mais informações, consultar termo de concessão de bolsas

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