O Curso de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar (MPA-UnP), com a Área de Concentração em Gestão Estratégica de Negócios, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA-UnP), faz parte da Rede Laureate International Universities, presente em 28 países.
O MPA-UnP iniciou suas atividades no ano de 2006 e desde seu início mantém rígido percurso de gestão e atuação, tendo como base de alinhamento o Documento da Área de Administração, Contabilidade e Turismo da CAPES, bem como o Regulamento das Atividades de Pesquisa da Universidade Potiguar. O curso foi criado pela Resolução nº 0062/2004-ConSUni-UnP e recomendado através do Ofício 523-04/2006/CTC/CAPES, de 14 de julho de 2006. Atualmente, possui conceito “4”.
Atuando como curso de Pós-Graduação Stricto sensu, o Mestrado Profissional em Administração, conta, atualmente, com 09 professores no seu corpo permanente e 3 professores colaboradores. Trata-se de pesquisadores brasileiros, cujos doutoramentos advêm de diferentes universidades, o que se traduz em variedade de trajetórias, formações e campos de atuação. Este corpo docente se distribui nas duas linhas de pesquisa, quais sejam: (1) Estratégia e Competitividade; e (2) Gestão Estratégica de Pessoas.
O funcionamento do MPA é de segunda a sexta-feira das 7h às 12h e 13h às 17h. As aulas acontecem de segunda a quarta-feira no turno noturno. Sua sede é o campus Roberto Freire da UnP (sito à Av. Engenheiro Roberto Freire, 2184, Capim Macio – Natal/RN), onde fica localizada a Direção e a Secretaria.
O Programa realiza regularmente seleção anual para ingressantes, ofertando 30 vagas para o Curso de Mestrado Profissional em Administração.
Escopo
O Curso de Mestrado Profissional em Administração – MPA do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar – PPGA-UnP – tem como Área de Concentração a Gestão Estratégica de Negócios. Considerando-se o perfil e a relevância socioeconômica dos pequenos médios empreendimentos no desenvolvimento regional, o Programa se propõe a direcionar seus trabalhos investigativos a instrumentos e metodologias que estimulem e facilitem a aplicação de novas tecnologias e processos. A finalidade é contribuir para o aprimoramento de estratégias e mecanismos de gestão voltados para a competitividade de negócios. A área em questão se desdobrará em duas linhas de pesquisas: Estratégia e Competitividade e Gestão Estratégica de Pessoas.
Objetivo
O Curso de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar (MPA-UnP), com Área de Concentração em Gestão e Estratégia de Negócios, integrante do Programa de Pós-Graduação em Administração da UnP (PPGA-UnP), visa à formação de mestres capazes de promover o desenvolvimento das pequenas e médias empresas da região, utilizando o conhecimento científico da Administração para gerar soluções éticas, criativas e competitivas voltadas para ações inovadoras e empreendedoras.
Espera-se que o Curso de Mestrado Profissional em Administração forme profissionais com as capacidades de fazer análises, produzir conhecimentos, propor projetos e realizar intervenções na realidade organizacional, em suas mais variadas dimensões, embasados em referenciais teóricos e práticas metodológicas da área de Administração.
Documento de reconhecimento e o conceito atribuído ao programa pela CAPES [clique aqui].
Estratégia e Competitividade – Essa linha está organizada em torno de dois eixos de estudos. No primeiro eixo analisa-se de que forma as estratégias empresariais se adequam às condições dos ambientes micro e macroeconômicos, objetivando ampliar a capacidade das pequenas e medias empresas para atingir resultados estratégicos, instrumentalizando-as com ferramentas destinadas a formular, implementar e gerir processos estratégicos em ambientes competitivos. O segundo eixo busca identificar os fatores sistêmicos determinantes da competitividade das pequenas e médias empresas, através das tecnologias e dos fatores que as levam ao sucesso. A linha de pesquisa congrega esforços nas áreas temáticas relacionadas a: gestão estratégica e competitividade na PME’S, marketing, finanças, logística empresarial e gestão de operações.
Gestão Estratégica de Pessoas – Essa linha tem por objetivo analisar a problemática da gestão de pessoas, identificando as diferentes estratégias à disposição das organizações e o papel que os talentos humanos desempenham em seu processo de desenvolvimento. A utilização da gestão estratégica de pessoas, em suas dimensões processuais e comportamentais, levará as organizações a discutir como poderão competir em inovação, qualidade e custos, adequando seus sistemas e processos de gestão de pessoas às estratégias empresarias. As áreas temáticas relacionadas aos aspectos processuais e comportamentais referem-se aos estudos ligados à liderança, à aprendizagem, à gestão do conhecimento, à ética e responsabilidade social, à cultura e clima organizacional, às competências gerenciais e às práticas de gestão de pessoas.
Dissertação de Mestrado
Ementa: A orientação para elaboração da Dissertação de Mestrado é considerada uma atividade acadêmica essencial para a formação do aluno. Nesse sentido, o estudante recebe o acompanhamento e orientação de um professor qualificado dentro dos critérios estabelecidos pela CAPES para professores em nível de Mestrado.
Modelos de Gestão e Processos de Negócios
Ementa: A disciplina tem como objetivos a) discutir a evolução dos modelos de gestão empresarial e os novos paradigmas de gestão; b) mostrar as perspectivas teóricas do papel do administrador na evolução do pensamento administrativo e c) apresentar a contribuição dos modelos de gestão ao estudo das organizações. Os principais tópicos que serão abordados envolvem a evolução dos estudos organizacionais, com ênfase nos modelos de gestão e nos processos organizacionais; as novas formas organizacionais, o processo de inovação e a introdução do pensamento complexo nas organizações.
Metodologia de Pesquisa Aplicada à Administração
Ementa: A disciplina pretende instrumentalizar o aluno quanto ao emprego dos procedimentos, técnicas e normas básicas, na elaboração e apresentação de relatórios científicos de pesquisa. Analisa a natureza do conhecimento, os fundamentos da ciência e do método científico. Visa ao desenvolvimento de habilidades instrumentais, quanto à capacidade de sistematização de ideias e de apresentação de trabalhos científicos.
Métodos Quantitativos aplicados à Administração
Ementa: Estatística descritiva: Organização de dados; Medidas de posição e de dispersão. Estatística inferencial: Distribuições de probabilidade. Testes de hipóteses e Intervalo de confiança. Análise de correlação; Análise de regressão simples e múltipla. Análise de cluster. Análise fatorial. Análise discriminante. Regressão logística.
Gestão Estratégica e Competitividade das PME’S
Ementa: Estratégia: conceitos, métodos e sistematização. Estratégia e competitividade empresarial. Competitividade nas pequenas e médias empresas (PME’S). Gestão estratégica, tática e operacional. Planejamento e gestão estratégica. Correntes de pensamento para formulação e execução de estratégias. Modelos para análise e definição de estratégias: análise SWOT, matriz BCG, posicionamento competitivo. Adequação dos modelos para pequena e média empresa. Introdução ao Balanced Scorecard – BSC. O BSC como abordagem para desdobramento de estratégias. Gerenciamento pelas diretrizes (GPD). Planejamento Estratégico em empresas familiares. Metodologia para planejamento estratégico. Estudos de casos. Aplicação prática.
Gestão Estratégica de Pessoas
Ementa: A disciplina congrega temas fundamentais, contextualizando seus fundamentos nos aspectos comportamentais e gerencias da função do gestor de pessoas. A gestão estratégica das pessoas é enfocada através das práticas ou missões da aquisição, estimulação e desenvolvimento dos talentos na organização. A função da gestão de pessoas no contexto macro social. A emergência de novos modelos de gestão estratégica de pessoas. Da gestão de pessoal à gestão de pessoas: os novos modelos de gestão. A gestão estratégica de pessoas diante da dimensão política e da diversidade nas organizações. Estratégias, políticas e práticas de gestão de pessoas. Habilidades e competências do gestor de pessoas. Desenho dos cargos e definição das competências. Atratividade de talentos e sua integração a empresa. Recrutamento de pessoas, critérios e procedimentos de seleção. Dinâmicas de Integração, Avaliação e Gestão do Desempenho. Manutenção dos talentos na empresa. Sistemas de remuneração e benefícios.
Marketing
Ementa: A disciplina tem como objetivo estudar o conceito e o Planejamento Estratégico do Marketing; os ambientes macro e micro associados às suas variáveis econômicas e sociais do marketing; análise interna e de cenários externos. Ameaças e oportunidades mercadológicas. Dinâmica do mercado e suas implicações para o Marketing. Estratégias de Marketing e seus benefícios às organizações. Processos de elaboração e implementação do plano de Marketing. Marketing em diferentes níveis: nas corporações, nos negócios, nos produtos e nos serviços
Gestão do Conhecimento
Ementa: A disciplina enfoca o conhecimento como diferencial competitivo, tornando-se capital intelectual da empresa que deve ser gerenciado de forma estratégica, com foco nos processos de obtenção, utilização, aprendizagem, contribuição, avaliação, construção, manutenção e descarte. Aborda os tipos de conhecimento, os processos e paradoxos e contradições na gestão do conhecimento. Trata, ainda, da relação entre aprendizagem e cultura organizacional e gestão do conhecimento e suas implicações na gestão de pessoas e nos processos de inovação. Discute a importância para as organizações das redes / mídias sociais em tempos de Internet.
Logística Empresarial
Ementa: A disciplina trata de aspectos evolutivos da logística, abordando desde aspectos básicos até a gestão da Cadeia de Suprimentos. Analisa as atividades logísticas desde o aprovisionamento até a distribuição física, passando pelas atividades de suporte ao planejamento de materiais e serviços. Caracteriza as relações de balanceamento (trade-offs) e os principais elementos das estratégias logísticas. Aborda a gestão da demanda, seguindo-se pelos modelos básicos de gestão de estoques até os sistemas colaborativos e de reposição automática. Trata de conceitos básicos da logística reversa. Apresenta os principais elementos da armazenagem e do transporte e suas interfaces. Analisa as relações com marketing e produção. Enfoca a distribuição intensiva para o pequeno e médio varejo.
Comportamento Organizacional
Ementa: Gestão e resultados nos estudos do Comportamento Organizacional; estudo do Comportamento Organizacional em nível individual – abordagens explicativas dos comportamentos: as teorias modernas sobre motivação no trabalho; estudo do comportamento organizacional a nível de grupo – abordagens explicativas dos estilos de liderança, papel da comunicação na integração organizacional e equipes de alto desempenho; estudo do Comportamento Organizacional em nível de integração entre a organização e o seu ambiente interno e externo – cultura organizacional e seus cenários e clima organizacional
Ética e Responsabilidade Social
Ementa: Engloba estudos sobre os fundamentos da ética, destacando princípios, características e aplicação nas empresas. Discute a relevância para tomada de decisão e comportamento humano nas organizações, incorporando o papel da ética e responsabilidade social das empresas, além dos paradoxos e benefícios do comportamento socialmente responsável das empresas no contexto atual. Busca-se estudar a aplicação da responsabilidade social interna e externa da organização, tipos e níveis de atuação e demanda social no contexto brasileiro.
Empreendedorismo e Gestão de PMEs
Ementa: Empreendedorismo: conceituação e tipos de empreendedor. Competência do empreendedorismo inovador. Fontes de criação de valor e oportunidades para a inovação. Capitais do Conhecimento e seu uso estratégico para a inovação. Tipos de empreendedorismo e inovação, e modelos de gestão de processos inovadores. Fatores facilitadores e restritivos ao empreendedorismo corporativo e os processos de inovação organizacional. Plano de ação para empreender projetos inovadores dentro ou fora da organização.
Seminários de Dissertação
Ementa: Análise de estudos e seminários coletivos que venham a contribuir para a formulação do projeto de dissertação e observação coletiva dos processos individuais de construção teórico-metodológica destes, otimizando a idealização das etapas da pesquisa (problemática/objeto de investigação; estado da questão/categorias centrais de análise; procedimentos de pesquisa/finalização).
Finanças Corporativas
Ementa: Decisão sobre investimento: técnicas de avaliação de investimentos, fluxos de caixa, risco e retorno, carteira de ativos, coeficiente “beta” e prêmio por risco, custo do capital próprio, modelo CAPM; Decisões sobre financiamentos: custo do capital de terceiros, custo médio ponderado de capital (WACC), estrutura de capital.
Gestão de Operações
Sistemas de Operações: Caracterização das operações de serviços. Estratégia de Serviço – caracterização, adoção e gestão. Conceito de Serviço x Conceito do Serviço. Qualidade de Serviços. Planejamento e Projeto de serviços. Gerência de processos em serviços. Padronização na prestação de serviços. Sistemas de avaliação de serviços. Aspectos humanos na prestação de serviços. Cultura e liderança servidora. Estudos de casos. Aplicação prática. Adequação Modelo de Gestão de Serviços para pequena e média empresa. Sistema de prestação de serviços. Arranjos físicos na prestação de Serviços. Produtividade na prestação de serviços. Gestão da capacidade na prestação de serviços. Emprego de técnicas e filosofias avançadas na gestão de operações em pequenos e médios negócios.
Apresentação
O Curso de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar (MPA-UnP), com a Área de Concentração em Gestão Estratégica de Negócios, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA-UnP), faz parte da Rede Laureate International Universities, presente em 28 países.
O MPA-UnP iniciou suas atividades no ano de 2006 e desde seu início mantém rígido percurso de gestão e atuação, tendo como base de alinhamento o Documento da Área de Administração, Contabilidade e Turismo da CAPES, bem como o Regulamento das Atividades de Pesquisa da Universidade Potiguar. O curso foi criado pela Resolução nº 0062/2004-ConSUni-UnP e recomendado através do Ofício 523-04/2006/CTC/CAPES, de 14 de julho de 2006. Atualmente, possui conceito “4”.
Atuando como curso de Pós-Graduação Stricto sensu, o Mestrado Profissional em Administração, conta, atualmente, com 09 professores no seu corpo permanente e 3 professores colaboradores. Trata-se de pesquisadores brasileiros, cujos doutoramentos advêm de diferentes universidades, o que se traduz em variedade de trajetórias, formações e campos de atuação. Este corpo docente se distribui nas duas linhas de pesquisa, quais sejam: (1) Estratégia e Competitividade; e (2) Gestão Estratégica de Pessoas.
O funcionamento do MPA é de segunda a sexta-feira das 7h às 12h e 13h às 17h. As aulas acontecem de segunda a quarta-feira no turno noturno. Sua sede é o campus Roberto Freire da UnP (sito à Av. Engenheiro Roberto Freire, 2184, Capim Macio – Natal/RN), onde fica localizada a Direção e a Secretaria.
O Programa realiza regularmente seleção anual para ingressantes, ofertando 30 vagas para o Curso de Mestrado Profissional em Administração.
Escopo
O Curso de Mestrado Profissional em Administração – MPA do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar – PPGA-UnP – tem como Área de Concentração a Gestão Estratégica de Negócios. Considerando-se o perfil e a relevância socioeconômica dos pequenos médios empreendimentos no desenvolvimento regional, o Programa se propõe a direcionar seus trabalhos investigativos a instrumentos e metodologias que estimulem e facilitem a aplicação de novas tecnologias e processos. A finalidade é contribuir para o aprimoramento de estratégias e mecanismos de gestão voltados para a competitividade de negócios. A área em questão se desdobrará em duas linhas de pesquisas: Estratégia e Competitividade e Gestão Estratégica de Pessoas.
Objetivo
O Curso de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar (MPA-UnP), com Área de Concentração em Gestão e Estratégia de Negócios, integrante do Programa de Pós-Graduação em Administração da UnP (PPGA-UnP), visa à formação de mestres capazes de promover o desenvolvimento das pequenas e médias empresas da região, utilizando o conhecimento científico da Administração para gerar soluções éticas, criativas e competitivas voltadas para ações inovadoras e empreendedoras.
Espera-se que o Curso de Mestrado Profissional em Administração forme profissionais com as capacidades de fazer análises, produzir conhecimentos, propor projetos e realizar intervenções na realidade organizacional, em suas mais variadas dimensões, embasados em referenciais teóricos e práticas metodológicas da área de Administração.
Documento de reconhecimento e o conceito atribuído ao programa pela CAPES [clique aqui].
Linhas de Pesquisa
Estratégia e Competitividade – Essa linha está organizada em torno de dois eixos de estudos. No primeiro eixo analisa-se de que forma as estratégias empresariais se adequam às condições dos ambientes micro e macroeconômicos, objetivando ampliar a capacidade das pequenas e medias empresas para atingir resultados estratégicos, instrumentalizando-as com ferramentas destinadas a formular, implementar e gerir processos estratégicos em ambientes competitivos. O segundo eixo busca identificar os fatores sistêmicos determinantes da competitividade das pequenas e médias empresas, através das tecnologias e dos fatores que as levam ao sucesso. A linha de pesquisa congrega esforços nas áreas temáticas relacionadas a: gestão estratégica e competitividade na PME’S, marketing, finanças, logística empresarial e gestão de operações.
Gestão Estratégica de Pessoas – Essa linha tem por objetivo analisar a problemática da gestão de pessoas, identificando as diferentes estratégias à disposição das organizações e o papel que os talentos humanos desempenham em seu processo de desenvolvimento. A utilização da gestão estratégica de pessoas, em suas dimensões processuais e comportamentais, levará as organizações a discutir como poderão competir em inovação, qualidade e custos, adequando seus sistemas e processos de gestão de pessoas às estratégias empresarias. As áreas temáticas relacionadas aos aspectos processuais e comportamentais referem-se aos estudos ligados à liderança, à aprendizagem, à gestão do conhecimento, à ética e responsabilidade social, à cultura e clima organizacional, às competências gerenciais e às práticas de gestão de pessoas.
Disciplinas e Ementas
Dissertação de Mestrado
Ementa: A orientação para elaboração da Dissertação de Mestrado é considerada uma atividade acadêmica essencial para a formação do aluno. Nesse sentido, o estudante recebe o acompanhamento e orientação de um professor qualificado dentro dos critérios estabelecidos pela CAPES para professores em nível de Mestrado.
Modelos de Gestão e Processos de Negócios
Ementa: A disciplina tem como objetivos a) discutir a evolução dos modelos de gestão empresarial e os novos paradigmas de gestão; b) mostrar as perspectivas teóricas do papel do administrador na evolução do pensamento administrativo e c) apresentar a contribuição dos modelos de gestão ao estudo das organizações. Os principais tópicos que serão abordados envolvem a evolução dos estudos organizacionais, com ênfase nos modelos de gestão e nos processos organizacionais; as novas formas organizacionais, o processo de inovação e a introdução do pensamento complexo nas organizações.
Metodologia de Pesquisa Aplicada à Administração
Ementa: A disciplina pretende instrumentalizar o aluno quanto ao emprego dos procedimentos, técnicas e normas básicas, na elaboração e apresentação de relatórios científicos de pesquisa. Analisa a natureza do conhecimento, os fundamentos da ciência e do método científico. Visa ao desenvolvimento de habilidades instrumentais, quanto à capacidade de sistematização de ideias e de apresentação de trabalhos científicos.
Métodos Quantitativos aplicados à Administração
Ementa: Estatística descritiva: Organização de dados; Medidas de posição e de dispersão. Estatística inferencial: Distribuições de probabilidade. Testes de hipóteses e Intervalo de confiança. Análise de correlação; Análise de regressão simples e múltipla. Análise de cluster. Análise fatorial. Análise discriminante. Regressão logística.
Gestão Estratégica e Competitividade das PME’S
Ementa: Estratégia: conceitos, métodos e sistematização. Estratégia e competitividade empresarial. Competitividade nas pequenas e médias empresas (PME’S). Gestão estratégica, tática e operacional. Planejamento e gestão estratégica. Correntes de pensamento para formulação e execução de estratégias. Modelos para análise e definição de estratégias: análise SWOT, matriz BCG, posicionamento competitivo. Adequação dos modelos para pequena e média empresa. Introdução ao Balanced Scorecard – BSC. O BSC como abordagem para desdobramento de estratégias. Gerenciamento pelas diretrizes (GPD). Planejamento Estratégico em empresas familiares. Metodologia para planejamento estratégico. Estudos de casos. Aplicação prática.
Gestão Estratégica de Pessoas
Ementa: A disciplina congrega temas fundamentais, contextualizando seus fundamentos nos aspectos comportamentais e gerencias da função do gestor de pessoas. A gestão estratégica das pessoas é enfocada através das práticas ou missões da aquisição, estimulação e desenvolvimento dos talentos na organização. A função da gestão de pessoas no contexto macro social. A emergência de novos modelos de gestão estratégica de pessoas. Da gestão de pessoal à gestão de pessoas: os novos modelos de gestão. A gestão estratégica de pessoas diante da dimensão política e da diversidade nas organizações. Estratégias, políticas e práticas de gestão de pessoas. Habilidades e competências do gestor de pessoas. Desenho dos cargos e definição das competências. Atratividade de talentos e sua integração a empresa. Recrutamento de pessoas, critérios e procedimentos de seleção. Dinâmicas de Integração, Avaliação e Gestão do Desempenho. Manutenção dos talentos na empresa. Sistemas de remuneração e benefícios.
Marketing
Ementa: A disciplina tem como objetivo estudar o conceito e o Planejamento Estratégico do Marketing; os ambientes macro e micro associados às suas variáveis econômicas e sociais do marketing; análise interna e de cenários externos. Ameaças e oportunidades mercadológicas. Dinâmica do mercado e suas implicações para o Marketing. Estratégias de Marketing e seus benefícios às organizações. Processos de elaboração e implementação do plano de Marketing. Marketing em diferentes níveis: nas corporações, nos negócios, nos produtos e nos serviços
Gestão do Conhecimento
Ementa: A disciplina enfoca o conhecimento como diferencial competitivo, tornando-se capital intelectual da empresa que deve ser gerenciado de forma estratégica, com foco nos processos de obtenção, utilização, aprendizagem, contribuição, avaliação, construção, manutenção e descarte. Aborda os tipos de conhecimento, os processos e paradoxos e contradições na gestão do conhecimento. Trata, ainda, da relação entre aprendizagem e cultura organizacional e gestão do conhecimento e suas implicações na gestão de pessoas e nos processos de inovação. Discute a importância para as organizações das redes / mídias sociais em tempos de Internet.
Logística Empresarial
Ementa: A disciplina trata de aspectos evolutivos da logística, abordando desde aspectos básicos até a gestão da Cadeia de Suprimentos. Analisa as atividades logísticas desde o aprovisionamento até a distribuição física, passando pelas atividades de suporte ao planejamento de materiais e serviços. Caracteriza as relações de balanceamento (trade-offs) e os principais elementos das estratégias logísticas. Aborda a gestão da demanda, seguindo-se pelos modelos básicos de gestão de estoques até os sistemas colaborativos e de reposição automática. Trata de conceitos básicos da logística reversa. Apresenta os principais elementos da armazenagem e do transporte e suas interfaces. Analisa as relações com marketing e produção. Enfoca a distribuição intensiva para o pequeno e médio varejo.
Comportamento Organizacional
Ementa: Gestão e resultados nos estudos do Comportamento Organizacional; estudo do Comportamento Organizacional em nível individual – abordagens explicativas dos comportamentos: as teorias modernas sobre motivação no trabalho; estudo do comportamento organizacional a nível de grupo – abordagens explicativas dos estilos de liderança, papel da comunicação na integração organizacional e equipes de alto desempenho; estudo do Comportamento Organizacional em nível de integração entre a organização e o seu ambiente interno e externo – cultura organizacional e seus cenários e clima organizacional
Ética e Responsabilidade Social
Ementa: Engloba estudos sobre os fundamentos da ética, destacando princípios, características e aplicação nas empresas. Discute a relevância para tomada de decisão e comportamento humano nas organizações, incorporando o papel da ética e responsabilidade social das empresas, além dos paradoxos e benefícios do comportamento socialmente responsável das empresas no contexto atual. Busca-se estudar a aplicação da responsabilidade social interna e externa da organização, tipos e níveis de atuação e demanda social no contexto brasileiro.
Empreendedorismo e Gestão de PMEs
Ementa: Empreendedorismo: conceituação e tipos de empreendedor. Competência do empreendedorismo inovador. Fontes de criação de valor e oportunidades para a inovação. Capitais do Conhecimento e seu uso estratégico para a inovação. Tipos de empreendedorismo e inovação, e modelos de gestão de processos inovadores. Fatores facilitadores e restritivos ao empreendedorismo corporativo e os processos de inovação organizacional. Plano de ação para empreender projetos inovadores dentro ou fora da organização.
Seminários de Dissertação
Ementa: Análise de estudos e seminários coletivos que venham a contribuir para a formulação do projeto de dissertação e observação coletiva dos processos individuais de construção teórico-metodológica destes, otimizando a idealização das etapas da pesquisa (problemática/objeto de investigação; estado da questão/categorias centrais de análise; procedimentos de pesquisa/finalização).
Finanças Corporativas
Ementa: Decisão sobre investimento: técnicas de avaliação de investimentos, fluxos de caixa, risco e retorno, carteira de ativos, coeficiente “beta” e prêmio por risco, custo do capital próprio, modelo CAPM; Decisões sobre financiamentos: custo do capital de terceiros, custo médio ponderado de capital (WACC), estrutura de capital.
Gestão de Operações
Sistemas de Operações: Caracterização das operações de serviços. Estratégia de Serviço – caracterização, adoção e gestão. Conceito de Serviço x Conceito do Serviço. Qualidade de Serviços. Planejamento e Projeto de serviços. Gerência de processos em serviços. Padronização na prestação de serviços. Sistemas de avaliação de serviços. Aspectos humanos na prestação de serviços. Cultura e liderança servidora. Estudos de casos. Aplicação prática. Adequação Modelo de Gestão de Serviços para pequena e média empresa. Sistema de prestação de serviços. Arranjos físicos na prestação de Serviços. Produtividade na prestação de serviços. Gestão da capacidade na prestação de serviços. Emprego de técnicas e filosofias avançadas na gestão de operações em pequenos e médios negócios.