O Curso de Mestrado Acadêmico em Administração, com a área de concentração em Estudos Organizacionais, vinculado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA-UnP), integrante da Rede Laureate International Universities, foi criado em 21 de março de 2014, pela Resolução nº 005/2014 – ConSUni-UNP, e recomendado na 163ª Reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES, com conceito “4”, publicado em 25 de abril de 2016.
Atuando como curso de Pós-Graduação stricto sensu, o Mestrado Acadêmico em Administração, conta, atualmente, com 12 professores no seu corpo permanente e 1 professora colaboradora. Trata-se de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, cujos doutoramentos advêm de diferentes universidades, o que se traduz em variedade de trajetórias, formações e campos de atuação. Este corpo docente se distribui nas duas linhas de pesquisa, quais sejam: (1) Estratégias e Organizações; e (2) Empreendedorismo e Inovação.
O curso funciona em período integral, e a oferta de disciplinas se dá predominantemente no turno vespertino. Sua sede é o campus Roberto Freire da UnP (sito à Av. Engenheiro Roberto Freire, 2184, Capim Macio – Natal/RN), onde fica localizada a Direção e a Secretaria.
O Programa realiza regularmente seleção anual para ingressantes, ofertando 20 vagas para o Curso de Mestrado Acadêmico em Administração.
Escopo
O Curso de Mestrado Acadêmico em Administração tem como área de concentração Estudos Organizacionais, que investiga as relações entre indivíduos, organizações e sociedade, buscando construir conhecimento científico, considerando preceitos éticos para a vida social, para a gestão empresarial, pública, do Terceiro Setor, bem como para o ensino e pesquisa em administração, com base em pensamento reflexivo e crítico. Compõe o escopo da área de Estudos Organizacionais uma visão reflexiva e crítica sobre as organizações e sua dinâmica com base numa concepção epistemológica que incorpora o desenvolvimento da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade.
Objetivo
O Curso de Mestrado Acadêmico em Administração tem como objetivo a formação de docentes e pesquisadores que possam contribuir com a ampliação do conhecimento científico através de práticas docentes e de pesquisas em Administração e áreas afins e que integrem aspectos teóricos e de inovação no estudo sistemático dos processos individuais, dos grupos e das organizações.
O egresso estará apto a atuar como docente, com habilidades e competências pertinentes às práticas educativas, bem como conduzir pesquisas em estudos organizacionais que contemplem pensamento crítico e reflexivo, e ético, em todas as suas etapas, da elaboração à publicação científica.
Documento de reconhecimento e o conceito atribuído ao programa pela CAPES [clique aqui].
Empreendedorismo e Inovação – Dentro da área de concentração Estudos Organizacionais, a linha de pesquisa Empreendedorismo e Inovação enfoca mudança organizacional, criatividade nas organizações, práticas de gestão, consumo, e interações sociais nas organizações e na sociedade, comportamentos empreendedores e inovação nas organizações. São abordados os fatores individuais, organizacionais e ambientais que influenciam o surgimento e o êxito de novos empreendimentos. Essa linha de pesquisa contempla o estudo do impacto do comportamento empreendedor na estrutura e funcionamento das empresas com vistas a identificar fatores determinantes da inovação, sobrevivência e mortalidade das empresas, analisando-se metodologias de gestão que contribuam para aumentar sua competitividade. Em inovação, estudam-se os contextos que condicionam as estratégias de inovação em produtos, processos, marketing e gestão organizacional.
Estratégias e Organizações – Dentro da área de concentração Estudos Organizacionais, a linha de pesquisa Estratégias e Organizações enfoca estudos sobre gestão estratégica, cultura, simbolismo e imaginário organizacional, estudos interculturais e transculturais e comportamentos no ambiente de trabalho. Dentre os temas abordados destacam-se: estratégias em organizações complexas, performances organizacionais e desempenho estratégico, recursos e competências organizacionais, aprendizagem organizacional, participação e cooperação, relações de poder e controle, organizações e desenvolvimento local/regional, metodologias participativas, organização e trabalho, comportamento organizacional, teorias organizacionais, estudos sobre consumo e sustentabilidade, entre outros.
Valor da parcela: R$ 2.395,77
Bolsas
- Público Externo – 35%
- Egressos UnP – 45%
- Grupos Empresariais – 50%*
- Educadores (as) Ânima – 50%**
*a partir de 5 alunos.
**limitado a 30% da turma.
Apresentação
O Curso de Mestrado Acadêmico em Administração, com a área de concentração em Estudos Organizacionais, vinculado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA-UnP), integrante da Rede Laureate International Universities, foi criado em 21 de março de 2014, pela Resolução nº 005/2014 – ConSUni-UNP, e recomendado na 163ª Reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES, com conceito “4”, publicado em 25 de abril de 2016.
Atuando como curso de Pós-Graduação stricto sensu, o Mestrado Acadêmico em Administração, conta, atualmente, com 12 professores no seu corpo permanente e 1 professora colaboradora. Trata-se de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, cujos doutoramentos advêm de diferentes universidades, o que se traduz em variedade de trajetórias, formações e campos de atuação. Este corpo docente se distribui nas duas linhas de pesquisa, quais sejam: (1) Estratégias e Organizações; e (2) Empreendedorismo e Inovação.
O curso funciona em período integral, e a oferta de disciplinas se dá predominantemente no turno vespertino. Sua sede é o campus Roberto Freire da UnP (sito à Av. Engenheiro Roberto Freire, 2184, Capim Macio – Natal/RN), onde fica localizada a Direção e a Secretaria.
O Programa realiza regularmente seleção anual para ingressantes, ofertando 20 vagas para o Curso de Mestrado Acadêmico em Administração.
Escopo
O Curso de Mestrado Acadêmico em Administração tem como área de concentração Estudos Organizacionais, que investiga as relações entre indivíduos, organizações e sociedade, buscando construir conhecimento científico, considerando preceitos éticos para a vida social, para a gestão empresarial, pública, do Terceiro Setor, bem como para o ensino e pesquisa em administração, com base em pensamento reflexivo e crítico. Compõe o escopo da área de Estudos Organizacionais uma visão reflexiva e crítica sobre as organizações e sua dinâmica com base numa concepção epistemológica que incorpora o desenvolvimento da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade.
Objetivo
O Curso de Mestrado Acadêmico em Administração tem como objetivo a formação de docentes e pesquisadores que possam contribuir com a ampliação do conhecimento científico através de práticas docentes e de pesquisas em Administração e áreas afins e que integrem aspectos teóricos e de inovação no estudo sistemático dos processos individuais, dos grupos e das organizações.
O egresso estará apto a atuar como docente, com habilidades e competências pertinentes às práticas educativas, bem como conduzir pesquisas em estudos organizacionais que contemplem pensamento crítico e reflexivo, e ético, em todas as suas etapas, da elaboração à publicação científica.
Documento de reconhecimento e o conceito atribuído ao programa pela CAPES [clique aqui].
Linhas de Pesquisa
Empreendedorismo e Inovação – Dentro da área de concentração Estudos Organizacionais, a linha de pesquisa Empreendedorismo e Inovação enfoca mudança organizacional, criatividade nas organizações, práticas de gestão, consumo, e interações sociais nas organizações e na sociedade, comportamentos empreendedores e inovação nas organizações. São abordados os fatores individuais, organizacionais e ambientais que influenciam o surgimento e o êxito de novos empreendimentos. Essa linha de pesquisa contempla o estudo do impacto do comportamento empreendedor na estrutura e funcionamento das empresas com vistas a identificar fatores determinantes da inovação, sobrevivência e mortalidade das empresas, analisando-se metodologias de gestão que contribuam para aumentar sua competitividade. Em inovação, estudam-se os contextos que condicionam as estratégias de inovação em produtos, processos, marketing e gestão organizacional.
Estratégias e Organizações – Dentro da área de concentração Estudos Organizacionais, a linha de pesquisa Estratégias e Organizações enfoca estudos sobre gestão estratégica, cultura, simbolismo e imaginário organizacional, estudos interculturais e transculturais e comportamentos no ambiente de trabalho. Dentre os temas abordados destacam-se: estratégias em organizações complexas, performances organizacionais e desempenho estratégico, recursos e competências organizacionais, aprendizagem organizacional, participação e cooperação, relações de poder e controle, organizações e desenvolvimento local/regional, metodologias participativas, organização e trabalho, comportamento organizacional, teorias organizacionais, estudos sobre consumo e sustentabilidade, entre outros.
Processo de Seleção
Valor da parcela: R$ 2.395,77
Bolsas
- Público Externo – 35%
- Egressos UnP – 45%
- Grupos Empresariais – 50%*
- Educadores (as) Ânima – 50%**