O Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho da Universidade Potiguar visa a capacitação de profissionais para o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam às demandas emergentes no mercado de trabalho, mais especificamente de micro e pequenas empresas, empresas familiares e organizações públicas.
Espera-se que o egresso possa propor projetos, realizar diagnósticos e intervenções na realidade psicossocial em suas mais variadas dimensões, embasado em referenciais teóricos e práticas metodológicas da Psicologia Organizacional e do Trabalho, atuando tanto como profissional, pesquisador ou docente. Estará capacitado e com competências para analisar fatores psicossociais presentes nas distintas formas organizacionais e empresariais, intervindo com alternativas para o desenho e implementação de estratégias que favoreçam a dinâmica e o desenvolvimento humano e organizacional.
Objetivos
Estimular, promover e apoiar a pesquisa científica tendo em vista o desenvolvimento sustentável local e regional, bem como a formação de pesquisadores e a produção e divulgação da ciência;
Capacitar recursos humanos para docência, para a pesquisa científica e para serem capazes de empreender negócios, utilizando o conhecimento científico da Psicologia para gerar soluções éticas, criativas e democráticas, voltadas para ações e empreendedoras e inovadoras;
Escopo
A área de concentração Psicologia Organizacional e do Trabalho congrega estudos sobre processos psicológicos e sociais nos contextos de trabalho, do consumo e das organizações. Está focada nos estudos do comportamento dos indivíduos dentro, e em torno, das organizações, a qual pode ser uma empresa, uma instituição ou outras entidades inseridas no ambiente de mercado. Os estudos buscam compreender os aspectos de como um indivíduo afeta a organização em geral, e como as atividades e estratégias das organizações afetam direta e indiretamente o comportamento de cada um dos indivíduos.
Documento de reconhecimento e o conceito atribuído ao programa pela CAPES [clique aqui].
Taxa de Inscrição: R$ 50,00
Valor nominal: R$ R$ 2.376,33
Valor com desconto: R$ 1.901,06
O Curso de Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho da Universidade Potiguar (MPPOT-UnP), com área de concentração em Psicologia Organizacional e do Trabalho, conta com duas linhas de pesquisa: Saúde do Trabalhador e Processos de Gestão e Comportamento do Consumidor.
Saúde do Trabalhador e Processos de Gestão
Contempla as interações entre o comportamento individual e coletivo e os contextos organizacionais e de trabalho, focando as relações de trabalho, os processos de mudanças, a gestão e capacitação de pessoas, o planejamento e desenvolvimento de carreiras; as competências, a cultura, os sentidos e significados do trabalho, as psicopatologias ocupacionais, qualidade de vida e bem estar do trabalhador. Nesse aspecto são observados os valores individuais, laborais, organizacionais e comportamento individual, social e organizacional, poder e justiça organizacional, perfil e diversidade cultural nas organizações bem como a responsabilidade sócio ambiental e os comportamentos favoráveis à preservação do meio ambiente.
Comportamento do Consumidor
Abrange o estudo dos processos da seleção, da compra, e da utilização de produtos e serviços para realizar desejos, e suprir as necessidades de um indivíduo. Nesse sentido investiga as determinantes e condicionantes do comportamento do consumidor e das relações entre consumo, organizações, sociedade e meio ambiente bem como as ocorrências passadas e atuais que definem a probabilidade futura de consumo, tanto individual como grupal, e envolvem as características ambientais presentes e consequentes que controlam a escolha, compra e consumo de produtos. Entre os principais temas investigados nesta linha destacam-se as influências que as variáveis ambientais e situacionais têm no controle do comportamento de consumir, decisões de compra com base na história de aprendizagem, grupos-referência, o consumo enquanto práticas culturais, a cultura como mercadoria, consumo conspícuo, ostentação e o propósito de mostrar riqueza, problemas de medidas e modelagem do comportamento do consumidor; expectativa e percepção da qualidade; compra por impulso, compra por indução, psicopatologias relacionadas ao consumo, o consumidor face às redes sociais digitais, fatores que influenciam o comportamento de consumo ambientalmente favorável e as preocupações com o meio ambiente.
Apresentação
O Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho da Universidade Potiguar visa a capacitação de profissionais para o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam às demandas emergentes no mercado de trabalho, mais especificamente de micro e pequenas empresas, empresas familiares e organizações públicas.
Espera-se que o egresso possa propor projetos, realizar diagnósticos e intervenções na realidade psicossocial em suas mais variadas dimensões, embasado em referenciais teóricos e práticas metodológicas da Psicologia Organizacional e do Trabalho, atuando tanto como profissional, pesquisador ou docente. Estará capacitado e com competências para analisar fatores psicossociais presentes nas distintas formas organizacionais e empresariais, intervindo com alternativas para o desenho e implementação de estratégias que favoreçam a dinâmica e o desenvolvimento humano e organizacional.
Objetivos
Estimular, promover e apoiar a pesquisa científica tendo em vista o desenvolvimento sustentável local e regional, bem como a formação de pesquisadores e a produção e divulgação da ciência;
Capacitar recursos humanos para docência, para a pesquisa científica e para serem capazes de empreender negócios, utilizando o conhecimento científico da Psicologia para gerar soluções éticas, criativas e democráticas, voltadas para ações e empreendedoras e inovadoras;
Escopo
A área de concentração Psicologia Organizacional e do Trabalho congrega estudos sobre processos psicológicos e sociais nos contextos de trabalho, do consumo e das organizações. Está focada nos estudos do comportamento dos indivíduos dentro, e em torno, das organizações, a qual pode ser uma empresa, uma instituição ou outras entidades inseridas no ambiente de mercado. Os estudos buscam compreender os aspectos de como um indivíduo afeta a organização em geral, e como as atividades e estratégias das organizações afetam direta e indiretamente o comportamento de cada um dos indivíduos.
Documento de reconhecimento e o conceito atribuído ao programa pela CAPES [clique aqui].
Processo Seletivo
Taxa de Inscrição: R$ 50,00
Valor nominal: R$ R$ 2.376,33
Valor com desconto: R$ 1.901,06
Linhas de Pesquisa
O Curso de Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho da Universidade Potiguar (MPPOT-UnP), com área de concentração em Psicologia Organizacional e do Trabalho, conta com duas linhas de pesquisa: Saúde do Trabalhador e Processos de Gestão e Comportamento do Consumidor.
Saúde do Trabalhador e Processos de Gestão
Contempla as interações entre o comportamento individual e coletivo e os contextos organizacionais e de trabalho, focando as relações de trabalho, os processos de mudanças, a gestão e capacitação de pessoas, o planejamento e desenvolvimento de carreiras; as competências, a cultura, os sentidos e significados do trabalho, as psicopatologias ocupacionais, qualidade de vida e bem estar do trabalhador. Nesse aspecto são observados os valores individuais, laborais, organizacionais e comportamento individual, social e organizacional, poder e justiça organizacional, perfil e diversidade cultural nas organizações bem como a responsabilidade sócio ambiental e os comportamentos favoráveis à preservação do meio ambiente.
Comportamento do Consumidor
Abrange o estudo dos processos da seleção, da compra, e da utilização de produtos e serviços para realizar desejos, e suprir as necessidades de um indivíduo. Nesse sentido investiga as determinantes e condicionantes do comportamento do consumidor e das relações entre consumo, organizações, sociedade e meio ambiente bem como as ocorrências passadas e atuais que definem a probabilidade futura de consumo, tanto individual como grupal, e envolvem as características ambientais presentes e consequentes que controlam a escolha, compra e consumo de produtos. Entre os principais temas investigados nesta linha destacam-se as influências que as variáveis ambientais e situacionais têm no controle do comportamento de consumir, decisões de compra com base na história de aprendizagem, grupos-referência, o consumo enquanto práticas culturais, a cultura como mercadoria, consumo conspícuo, ostentação e o propósito de mostrar riqueza, problemas de medidas e modelagem do comportamento do consumidor; expectativa e percepção da qualidade; compra por impulso, compra por indução, psicopatologias relacionadas ao consumo, o consumidor face às redes sociais digitais, fatores que influenciam o comportamento de consumo ambientalmente favorável e as preocupações com o meio ambiente.