15 de abril de 2020 18:32

300 pessoas no RN são treinadas para combate à COVID-19

Capacitações teóricas e práticas com profissionais de saúde e estudantes de Medicina irão de 13 a 16 de abril em Natal

Cerca de 300 pessoas – entre profissionais e estudantes dos últimos anos de Medicina – serão treinados, entre os dias 13 e 16 de abril, para o combate à COVID-19 dentro do sistema público de Saúde do Rio Grande do Norte. O treinamento para equipes é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) e contará, em sua primeira etapa em Natal, com o apoio da UnP, integrante da rede Laureate.

Os grupos iniciaram as capacitações teóricas por webconferência, na tarde do dia 13. Inicialmente, serão dois cursos: “Paramentação e Desparamentação para manejo de pacientes com COVID-19” e “Protocolo de Manejo Clínico do COVID-19: Atendimento inicial a SRAG e Procedimentos de Alta Complexidade”.

Os treinamentos envolvem servidores da Grande Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. Somente na capital, a Universidade Potiguar capacitará 91 profissionais que, além da teoria, terão aprendizados práticos na Unidade Salgado Filho. Todo o treinamento presencial segue as normas de segurança estabelecidas pelos órgãos de vigilância sanitária para o distanciamento social, com pequenas turmas de até 8 pessoas, com horários pré agendados.

Atuação
Na Região Metropolitana, eles atuarão em diversas unidades de saúde, como o Hospital Giselda Trigueiro, referência em doenças infectocontagiosas. No interior, eles estarão nos Hospitais Rafael Fernandes e Tarcísio Maia (ambos em Mossoró), Hospital Telecila Freitas (Caicó) e Hospital Cleodon Carlos (Pau dos Ferros).

Já os estudantes, que estão nos últimos anos de Medicina da UnP, atuarão no combate à pandemia após a conclusão do curso e, assim já sairão capacitados para apoiarem as ações do poder público frente ao coronavírus.

“Para a UnP, é uma grande satisfação apoiar esta ação de treinamento do Governo do Estado. Com parcerias como esta, cumprimos nossa missão social como instituição de ensino em capacitar – comunidade e nossos alunos – especialmente neste momento em que vivemos perante à COVID-19”, afirma o Reitor da UnP, Prof. Dr. Breno Schumaher.

A iniciativa é fruto de pactuação das contrapartidas institucionais, firmadas entre Instituições de Ensino e a Sesap, a partir do Convênio de Cooperação Técnica. Participam também dos treinamentos no interior a UFRN e UERN, responsáveis pelas partes práticas