Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234

+

20 de dezembro de 2019 17:26

Aluna de Enfermagem apresenta pesquisa em Simpósio Internacional

Entre os dias 2 e 4 de dezembro, a aluna de Enfermagem, Natália Pignataro, participou do I Simpósio Internacional Brazil-France, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante o evento, foi apresentado pela aluna o desenvolvimento nanobiotecnológico do protótipo de fármaco aplicado na terapêutica do câncer.

O protótipo foi desenvolvido durante as pesquisas do grupo de pesquisa da Profa. Dra. Maria Aparecida do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da UnP (PPGB-UnP). Natália é integrante da Iniciação Científica do PPGB-UnP. Assim, o assunto ficou exposto em formato de pôster durante o evento, desta forma todos poderiam conhecer um pouco sobre o assunto.

Conforme a Profa. Aparecida, durante a pesquisa, os avanços nos nanoformulados e suas aplicações medicinais possibilitaram a participação de diversos pós-graduandos do PPGB-UnP, a conquista de nove patentes e alguns artigos científicos publicados em periódicos internacionais.

Especificamente, a pesquisa de Natália trata do desenvolvimento nanobiotecnológico de um protótipo de fármaco aplicado na terapêutica do câncer. O trabalho foi intitulado “Nanoencapsulation SNEDDS-type and physicochemical characterizations of the natural antimutagenic trans-dehydrocrotonin for further anticancer assessment”.

Simpósio Internacional Brazil-France

O evento surgiu como desdobramento de uma parceria entre a UFPE e a Universidade de Nantes (França), com o objetivo de fortalecer as colaborações entre o Brasil e a França, bem como para incentivar novas colaborações na região Nordeste do Brasil, com participação de jovens pesquisadores de programas de pós-graduação na área da saúde.