20 de dezembro de 2019 19:26

Alunos de cursos da Saúde em Caicó participam do projeto Gestame

Alunos da Escola de Ciências da Saúde do Polo Caicó participaram, durante o segundo semestre de 2019, do projeto Gestame. A ação de extensão envolve os cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Educação Física.

Com o intuito de levar atividades de promoção, recuperação ou manutenção da saúde de gestantes, nutrizes e crianças de primeira infância, foram oferecidos diversos serviços. Entre eles, estão atendimentos interdisciplinares realizando a avaliação clínica específica de cada área da saúde inserida no projeto.

Além disso, foi elaborado um diagnóstico clínico, e realização de ações de educação em saúde por meio de rodas de conversa, palestras e oficinas teórico-práticas.

Multidisciplinar

De acordo com a Profa. Marcielle Brito, coordenadora do Gestame, a ideia surgiu da necessidade de integrar ações multidisciplinares em saúde para esse grupo de mulheres. “Entendemos que o ciclo gravídico-puerperal necessita ser amparado por orientações e assistência de forma interdisciplinar, efetivando assim a promoção à saúde”, explica.

Entre as ações desenvolvidas em 2019.2, um dos destaques foi a participação e contribuição no 5º Curso para Gestantes do SESC Seridó. Outra parceria foi feita com as Unidades Básicas de Saúde de Caicó abordando temas com as gestantes como depressão pós-parto e blues puerperal.

Também foram desenvolvidas ações voltadas para os cuidados com a mãe e o bebê, abordando temáticas de como dar banho no bebê, cuidados com o coto umbilical, massagem Shantala, terapia sensorial com as mães e pais presentes, dinâmica sobre alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Por fim, o trabalho foi encerrado com a prática e orientações de exercícios físicos durante a gestação.