10 de dezembro de 2019 19:03

Alunos de Design de Moda surpreendem com TCCs em Mossoró

Os concluintes do Campus criaram diferentes coleções já de olho no mercado

Os formandos de Design de Moda, do Campus Mossoró, apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso dia 9 de dezembro, trazendo inovação, criatividade e surpreendendo até os professores com as apresentações. Os alunos criaram marcas de segmentos variados. Entre eles, moda praia, conceitual, consciente, sustentável, com inspiração artística, entre outras propostas.

Cada aluno precisava criar o conceito de uma marca por completo. Assim, essa marca tinha que ter um nome, uma identidade, e trazer quatro peças criadas dentro da proposta da marca. Além disso, deveriam apresentar custos, expectativa de lucro. “Eles na verdade trouxeram ideias de negócios por completo, indo muito além do processo criativo e surpreendendo a todos”, disse a Coordenadora de Design de Moda de Mossoró, Profa. Ana Paula Felipe.

Inspiração

A aluna Wanlídia Fernandes se inspirou em sua cidade, Tibau-RN, para criar sua marca e coleção. Dessa forma, ela apostou no conceito de moda praia. “Desde que entrei no curso, tinha o sonho de trabalhar com moda praia. Pra esse trabalho final, me inspirei na minha cidade e no seu cenário para criar toda uma ideia, trazendo até uma estampa desenvolvida por mim de forma exclusiva, com elementos marcantes de Tibau. Agora, quero dar continuidade ao que iniciei no curso, e abrir minha própria marca”, disse.

Já o aluno Ruan Lucas trouxe um trabalho fora do convencional e lotou o auditório. Ele criou a marca POC, tendo as drag queens como público-alvo. “Sempre pensei fora da caixa, e ao longo do curso me identifiquei muito com o lado artístico. Para meu TCC quis trazer um conceito no qual eu acredito, trazer propostas para um público que ainda sofre preconceito, e com uma explosão de cores surgiu a coleção”, disse Ruan ao público. O trabalho dele foi finalizado com um desfile e performance de quatro modelos drag queens, que rendeu elogios da banca examinadora e de quem assistiu.

Descoberta

A Profa. Poncyana Bessa orientou os alunos, e participou da avaliação de todos. Segundo ela, o dia foi fantástico, pois apesar de ter orientado os trabalhos, todos os alunos a surpreenderam. “Eles descobriram novas habilidades, colocaram em prática, compraram mesmo a ideia das marcas que criaram, e mostraram a todos que o Designer de Moda tem um importante papel na sociedade, criando produtos que também funcionam como veículo de comunicação, pois a moda é uma expressão artística e tem uma mensagem. Hoje vimos que todos eles estão prontos para o mercado, e nos dão muito orgulho”, finalizou a professora.