18 de dezembro de 2019 10:53

Alunos de Direito realizam ação social com detentas de Penitenciária em Mossoró

Ação será o encerramento das atividades do semestre do Projeto Vozes das Grades

No dia 19 de dezembro, alunos e professores do curso de Direito do Campus Mossoró realizarão o encerramento do semestre letivo do Projeto Vozes das Grades com as internas da Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio. “Será uma manhã de confraternização com as internas que conhecemos ao longo das últimas semanas. Primeiramente haverá um momento musical, também de reflexão, encerrando com a entrega de materiais de higiene que arrecadamos na Universidade”, disse a Profa. Henara Marques, que junto ao Prof. Vicente Celeste, coordena o projeto.

O “Vozes das Grades” surgiu no segundo semestre de 2019. Assim, à iniciativa dos professores, se juntaram 12 alunos. Uma vez por semana, todos iam a unidade prisional, com o objetivo de conhecer as mulheres internas, coletar material sobre a história de vida delas, para devolvê-las a sensação de visibilidade.

“Nosso grande objetivo é devolver a condição de cidadania a elas, que se encontram numa condição de invisibilidade. Toda semana levávamos um tema para trabalhar. Com isso, a partir de textos e músicas, íamos desenvolvendo uma conversa, deixando as internas bem a vontade. Por fim, elas produziam desenhos, e neste encerramento, vamos expor todos os desenhos”, contou a professora.

Atualmente, a Penitenciária tem 62 mulheres internas, no regime fechado. Na ação final do projeto, a expectativa é que haja a participação de todas. Por fim, o grupo de alunos e professores entregará o material de higiene arrecadado. “Durante os encontros, vimos a grande necessidade delas por coisas simples, como absorventes. São mulheres de 18 a 60 anos que vivem em condições mínimas. Daí veio a ideia de fazer um momento especial, encerrando as atividades desse semestre. Nossa ideia é que no próximo ano, as atividades tenham continuidade”, disse Henara.