Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234

+

16 de dezembro de 2019 14:53

Alunos de Letras têm trabalhos apresentados na IV Semana de Letras da UFRN

18 trabalhos foram expostos pelos estudantes

Os alunos do Curso de Letras participaram da VI Semana de Letras, promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que ocorreu entre os dias 18 e 22 de novembro.  

Não apenas participaram, mas eles tiveram 18 trabalhos aprovados para apresentação em Comunicação Oral, sendo esses com origem de pesquisa construída na Iniciação Científica e no Programa de Educação Tutorial (PET).  

Além disso, todos os trabalhos foram relacionados ao curso de Letras, que faz parte dos cursos de Educação da Universidade Potiguar, e orientados pelo Professor Ricardo Yamashita.  

Contudo, ao término das apresentações, os alunos ouviram comentários dos professores avaliadores das comunicações, o que contribui grandemente para a formação continuada. Essa atividade é fruto de uma preocupação com o ensino, a pesquisa e a extensão, os três pilares fundamentais para o desenvolvimento dos discentes.  

Títulos dos trabalhos dos alunos abaixo: 

  • Significação de metáforas em expressões idiomáticas: construções
    semânticas culturais equivalentes – Brendon Sandler 
  • Análise do fragmento 31 de Safo sob a perspectiva da linguística cognitiva: um estudo sobre a metáfora conceptual PAIXÃO É DOENÇA – Pedro Paulo ​Ubarana de Souza  
  • O autismo e o acionamento de frames discursivos: um estudo de caso sob a ótica da Linguística Cognitiva – Layse Araújo Delfino  
  • ​​  Vintém de cobre e suas metáforas de uma vida: uma análise sob a ótica da linguística cognitiva – Daniele dos Santos Cabral 
  • Neil Gaiman no mundo da fantasia: uma análise de frames discursivos Ana Letícia Dantas de Freitas  
  •  Metáforas conceptuais em cartazes de protesto na educação: uma análise relacionando linguagem, cognição e cultura – Jessica Mikaely Gomes da Cruz 
  • Categorização e suas influências na sociedade: uma análise do preconceito subjacente através da teoria dos protótipos – Juliana Rodrigues de Lima  ​ 
  • Uma proposta de atividade para crianças cegas e de baixa visão do CAP/RN
    – Daniela G. Santos Miranda 
  • A interdiscursividade em literatura Africana – Kenzo Jobim 
  •   Experimentalismo na prosa brasileira contemporânea: uma análise do conto  
  • Corações Ruidosos, de Alex Sens – Lucas José de Mello Lopes
  •  Diálogos jurídicos, filosóficos e literários pela vida – ANA PAULA DE OLIVEIRA
    GOMES
  •   A construção do conceito de herói na obra Macunaíma através de projeções metafóricas: uma relação entre linguagem, cognição e cultura – Erika Veras Alves 
  •  Projeção de metáforas conceptuais da solidão na obra GoGo Monster: uma relação entre linguagem, cognição e cultura – Luis Eduardo Vanin Martins 
  •  Sinestesia na construção de espaços: linguagem, cognição e cultura Jadsson Jalphy Santos de Sousa 
  •  Metáfora e depressão: uma análise das projeções metafóricas de depressão
    em vídeo – Alinne Miranda dos Santos
  •  Mulheres na literatura: reflexões sobre uma pesquisa-ação acerca de literatura de autoria feminina – Karyna Karla Fernandes da Fonseca
  •  Letramento literário no ensino básico através do conto zona de desconforto’’, de Lindevania Martins – Arthécia Rayane 
  • Ferreira e Fernanda Freitas
  •  Invisibilidade  feminina:  Uma  análise  de  personagem  do  romance  A  Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalha – Lorena Lohrana Cunha Maia