14 de julho de 2020 15:31

Alunos e ex-alunos de Engenharia de Produção têm trabalhos aprovados para o Enegep 2020

Pesquisas foram supervisionadas pelo Prof. Danylo Viana

Alunos e Egressos do curso de Engenharia de Produção, orientados pelo Prof. Danylo Viana durante a disciplina de Gestão da Produção, tiveram três artigos científicos aceitos no Encontro Nacional de Engenharia de Produção (Enegep 2020). O Enegep é maior evento nacional da Engenharia de Produção, organizado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro).

O primeiro artigo científico apresenta como título: “Estudo comparativo entre modelos de previsão de demanda em uma empresa de pronta entrega”. O artigo teve como objetivo definir o modelo ideal de previsão de demanda para a empresa em estudo. Os autores são os alunos Vinicius Oliveira, Vitor Matheus e Hemerson Dias.

O segundo artigo trata-se de um estudo sobre arranjos físicos em uma fábrica de picolé utilizando a metodologia do planejamento sistemático de layout (SLP) como ferramenta para esta definição. Esse trabalho foi de autoria do aluno Flavio Barros.

Por último, tem-se o artigo que aborda os conceitos de indicadores de desempenho. O trabalho teve como título: “Implementação de indicadores de desempenho para monitoramento e controle da gestão da produção: Estudo de caso em uma indústria têxtil” de autoria do ex-aluno Thadeu Marinho. Este trabalho foi um retrato das atividades desenvolvidas por um dos nossos alunos que estavam estagiando na empresa, sendo supervisionado pelo professor Danylo Viana.

“Mais um ano consecutivo estamos aprovando artigos no Enegep, todos frutos da aplicação da teoria desenvolvida na sala de aula atrelados ao contexto prático do Engenheiro de Produção. É primordial a possibilidade de fundamentar as teorias aprendidas em sala de aula na vida profissional dos nossos alunos. No que concerne à aprovação, acreditamos que artigos publicados favorecem muito a condição dos nossos alunos, uma vez que ganhamos em titulações que servem para melhorar nosso currículo e acesso a nossa profissão”, afirma o Prof. Danylo Viana.