1 de julho de 2020 09:35

Apex-Brasil lança Núcleo do PEIEX no RN e apresenta oportunidades de exportação

Programa espera atender pelo menos 150 empresas potiguares no período de 2020 a 2022 realizando negócios no exterior de forma planejada e segura

Atualmente, o Rio Grande do Norte é o 20º estado brasileiro no ranking das exportações, mas com enorme potencial de crescimento. Somente no período 2018-2019, as vendas de produtos para o comércio exterior cresceram mais de 40% e cerca de 138 oportunidades de negócios com outros países estão disponíveis para os empresários.

Essas são algumas das constatações do estudo “Rio Grande do Norte – Perfil e Oportunidades de Exportações e Investimentos”. O levantamento foi produzido e apresentado no dia 30 de junho, pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que lançou também no RN um novo ciclo do Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).

O Núcleo tem sede em Natal e em dois polos: um em Mossoró, região produtora de frutas, sal e da cadeia produtiva de óleo e gás e um em Caicó, para atender as empresas locais. O objetivo é qualificar 150 empresas da região para que passem a comercializar seus produtos em outros países. No RN, ele conta com a parceria da UnP, integrante da rede Laureate.

Esta é a segunda vez que o PEIEX atua no estado: entre 2016 e 2018, mais de 190 empresas foram atendidas, 43 eventos realizados e 39 capacitações realizadas. Além disso, 97% dos empresários afirmaram ao final do programa que ele foi importante para o desenvolvimento de suas atividades.

Parceria

O evento de lançamento do ciclo 2020-2022 foi realizado forma on-line e contou com aproximadamente 100 participantes entre empresários e instituições parceiras. Representando o Reitor da UnP, Prof. Dr. Breno Schumaher, esteve presente o Gerente da Escola de Ciências Sociais Aplicadas, Educação, Artes e Humanidades, Prof. Leandro Trigueiro.

“A UnP tem uma missão de formar cidadãos comprometidos em desenvolver e trazer desenvolvimento para o nosso estado. Apoiar um projeto como o PEIEX está no DNA de nossa instituição. Para nós é um prazer receber a Apex-Brasil e tê-la como parceira neste novo ciclo, para superar a nossa meta, como fizemos anteriormente”, declara.

Transmitindo a sua fala de Brasília, o Diretor de Gestão Corporativa da Apex-Brasil, Edervaldo Teixeira, também participou do evento e explicou um pouco da missão da Apex-Brasil e também do PEIEX. “Com esse programa, levamos as empresas a um processo de exportação de forma planejada e segura. E o estudo que apresentamos é mais um instrumento que vai nortear o trabalho do PEIEX no RN. Queremos que o estado cresça e se desenvolva cada vez mais, pois com a exportação trazemos mais recursos para o RN”, afirmou.

Estudo

O levantamento sobre perfil e oportunidades de exportação foi apresentado de forma resumida aos participantes. Nele é possível identificar dados que mostram um salto nas exportações do RN, seguindo uma trajetória diferente do Brasil entre 2018 e 2019. Enquanto o país retraiu suas vendas para o exterior, o Rio Grande do Norte teve crescimento impulsionado, principalmente, pelo comércio de melões e outras frutas.

Além disso, a pesquisa mapeou 138 oportunidades de negócios – seja para manutenção, seja para exploração – em áreas como os Estados Unidos, Países Baixos, Portugal, Itália e Alemanha. Segmentos como Alimentos e Bebidas, e Moda, Higiene Pessoal e Cosméticos, lideram a lista.

O estudo completo está disponível no site da Apex-Brasil, clicando no atalho abaixo:

Rio Grande do Norte – Perfil e Oportunidades de Exportações e Investimentos