2 de abril de 2020 09:38

Aplicativo criado pelo PPGB-UnP ajudará oftalmologistas em prescrições

Tecnologia foi apresentada no dia 23 de março e auxiliará médicos que atendem pacientes com ceratocone

Um aplicativo que vai ajudar médicos a prescreverem óculos para portadores de ceratocone (doença que afeta a estrutura da córnea) foi desenvolvido por um mestrando do PPGB-UnP. O “Helper Keratoconus” foi criado pelo oftalmologista Paulo de Souza Segundo e já se encontra disponível na Apple Store sendo baixado em diversos países do mundo.

No dia 23 de março, o médico apresentou a nova ferramenta como resultado de sua dissertação de mestrado. O trabalho intitulado “Novo Simulador Virtual – cálculo teórico da refratometria no ceratocone” foi a primeira do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB-UnP) defendida por videoconferência seguindo a Portaria da CAPES nº 36, de 19 de março de 2020.

Dessa forma, a apresentação teve como componentes da banca, o orientador, Prof. Dr. Francisco Irochima; a Coordenadora do PPGB-UnP e co-orientadora, Profa. Dra. Amália Cinthia Meneses do Rêgo; e ainda o Chefe do Departamento de Cirurgia da UFRN, Prof. Dr. Alexandre Bezerra, como membro externo.

Avanços

“Tivemos como objetivo apresentar à comunidade científica um produto que demonstrasse uma utilidade real durante a prática diária do oftalmologista no seu consultório. Assim, trazendo agilidade e redução de tempo na consulta”, explica o agora Mestre, Paulo de Souza Segundo.

A dissertação resultou também em uma publicação de um artigo científico na eOftalmo, revista especializada do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Já esse trabalho foi intitulado Quantitative refractometry determination in keratoconus: evaluation of the information provided by virtual simulator.

Além disso, a proposta futura é continuar o desenvolvimento de novos produtos utilizando a tecnologia. Desta vez, com vistas para um modelo de negócio que gere receita e possa conversar com o mercado de HealthCare. O novo mestre já submeteu um novo projeto que concorrer a uma vaga no doutorado do PPGB-UnP.