9 de novembro de 2021 10:30

Aplicativo proposto por mestrando do PPGB entra em fase de treinamento de equipe

No dia 27 de outubro de 2021, a equipe do Ambulatório de Prevenção e Tratamento do Tabagismo, Alcoolismo e Outras Drogadições (APTAD Natal) participaram do primeiro treinamento do aplicativo para Web “APTAD – Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)”, que cuidará da gestão eficiente dos prontuários e atendimento multidisciplinar do ambulatório, bem como do aplicativo para celular que será disponibilizado para os pacientes e familiares dos pacientes.

Segundo o Prof. Dr. Jan Erik, orientador do projeto, “o App criado ajudará esse grupo de pacientes a acompanharem os históricos de suas consultas, bem como os agendamento para consultas e terapias. Mas, principalmente, incluindo a família do paciente dentro do tratamento, pois ela também poderá acompanhar em seu celular.”

O mestrando Jocélio Ramalho, aluno do PPGB-UnP que propôs o projeto piloto, reforça que no app do celular, o paciente ou a família poderá alertar nossa equipe sobre possíveis recaídas. “Esse é um indicador importante para o tratamento que passaremos a ter.” O aplicativo entrou em produção recentemente e já conta com dezenas de cadastros já realizados. Esse é um projeto do PPGB-UnP em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, com apoio da coordenação de saúde mental da SMS de Natal e da coordenação do PPGB-UnP através da Prof. Dra. Amália Rego.