Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234

+

18 de dezembro de 2019 10:34

Campus Mossoró recebe evento sobre Arquitetura nas Redes Sociais

Arch Day reuniu alunos e arquitetos para falar sobre uso das redes sociais na divulgação de trabalhos

Alunos e arquitetos convidados se reuniram no dia 17 de dezembro, no Campus Mossoró, para falar sobre o uso das redes sociais no trabalho do profissional de arquitetura, urbanismo e design de interiores. Intitulado “Arch Day”, o evento contou com a presença dos renomados palestrantes. Estiveram presentes Andréa Alcântara, Thyago Dantas e Gabriela Nóbrega, arquitetos, com forte participação nos meios digitais. Eles trouxeram suas experiências e compartilharam várias dicas com o público presente.

A arquiteta Andréa Alcântara, do blog Almoço de Sexta, começou falando como toda sua história com as redes sociais começou. Ela criou o blog ainda em 2011, e o nome veio de um hábito que ela tinha com duas amigas: se encontrar para almoçar todas as sextas. Como a proposta do blog era uma linguagem mais leve, como as conversas dos almoços, o nome foi escolhido. “Quando me formei em Arquitetura, a realidade era outra. A divulgação dos trabalhos se resumia muito as revistas, e o custo era alto ara fazer parte de uma publicação. Hoje, temos ferramentas gratuitas ao nosso alcance, e a rede social se tornou nossa vitrine, nosso currículo”, disse Andréa.

Já Thyago Dantas, arquiteto egresso da Universidade Potiguar e mestre em Urbanismo, criou seu perfil no Instagram durante um intercâmbio da Rede Laureate em 2013. Ele foi para Madrid, e criou o perfil @arquisemteta para salvar inspirações, já que possuía um celular com pouca memória. “Todos os dias, eu ganhava seguidores, e quando voltei ao Brasil, vi o potencial do meu perfil. Assim, eu fui alimentando conteúdo até hoje. Fui crescendo nesse meio atingindo até 2 milhões de visualizações em postagens. Hoje já possuo meu escritório a partir de uma rede de contatos que fui construindo com as redes sociais”, contou.

Relacionamento com o cliente

Gabriela Nóbrega, arquiteta e sócia do escritório De Paula e Nóbrega, também foi uma das convidadas. Ela falou aos alunos sobre a captação de clientes através das redes sociais. “Hoje, 90% da nossa clientela vem do Instagram. São pessoas que já seguem o perfil do escritório e procuram os serviços que são divulgados. Nós também temos o perfil @designdecor, voltado para inspirações em arquitetura e decoração. Dessa forma, buscamos manter um bom relacionamento com os seguidores, interagindo com o público, pois muitos deles tornam-se clientes reais”, falou aos alunos.

Os alunos presentes interagiram e aproveitaram as dicas repassadas. É o caso da aluna Fernanda Fernandes, da 2ª série de Design de Interiores. “Eu já utilizo muito as redes sociais, pois também sou digital influencer. E pretendo continuar usando o espaço digital na divulgação do meu trabalho. As dicas de hoje foram bem práticas, e me ajudaram muito. Já quero usar muito do que aprendemos”, disse.

Iago Antonio, arquiteto e aluno da 2ª série de Design de Interiores, também usa as redes sociais, principalmente o Instagram para divulgar seus trabalhos. “Eu estou cursando Design de Interiores para me aprofundar ainda mais nessa área que já trabalho como arquiteto, e o evento de hoje foi muito bom pra gente. Os convidados já se tornaram digitais influencers, mas acima de tudo são profissionais, e nos mostraram o caminho para fazer nosso nome crescer e chegar ao público”, disse o aluno.