16 de setembro de 2021 11:55

Cartilha sobre o suicídio é criada por alunos e professora de Psicologia

Trabalho foi desenvolvido como uma ação do projeto Prolvida
Por Felipe Rocha , Aluno de Jornalismo UnP

Alunos de Psicologia e a Profa. Ana Izabel Lima produziram uma cartilha com orientações sobre como lidar com o suicídio e automutilação.  Segundo a docente, a ideia de fazer a cartilha surgiu da necessidade de ter um material que reúna as principais informações sobre prevenção do suicídio com uma linguagem acessível a todos e todas.

A ação foi desenvolvida através do projeto Prolvida, da UnP, que defende que é preciso falar sobre saúde mental durante todo ano. O intuito da cartilha foi levar uma discussão de como as intervenções devem ser realizadas de forma responsável e empática, a partir de informações de qualidade, baseadas em estudos científicos.

“Foi a partir dessa reflexão que surgiu a necessidade de produzirmos um material que possa ser amplamente divulgado e que contenha as principais informações sobre promoção a saúde mental e prevenção do suicídio”, explica Ana.

Neste material, é possível encontrar discussões, conceitos fundamentais de comportamento suicida, fatores de risco e de proteção, manejo, posvenção e onde procurar ajuda. A ação é voltada para quaisquer pessoas que desejem saber mais sobre essa temática tão importante.

“O objetivo é que essa cartilha possa ajudar muitas pessoas e que possam buscar formas de ofertar cuidado em saúde mental durante todo o ano”, declara a professora.

Confira a cartilha clicando abaixo.