20 de novembro de 2019 17:23

Centro Tecnológico Espacial é visitado por alunos de Engenharia Elétrica


Alunos do curso Engenharia Elétrica participaram de visita técnica ao Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT – Espacial), parte da Agência Espacial Brasileira (AEB). O local fica no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal. Durante a visita, realizada no dia 11 de novembro, participaram estudantes da 6ª e 8ª séries da Graduação, acompanhados pelo Prof. Giuliani Garbi.

Na ocasião, os alunos foram recebidos pelo coordenador regional da AEB, Marco Antônio Vieira de Rezende, juntamente com a equipe de professores e colaboradores do CVT – Espacial. Logo após as boas-vindas, eles assistiram a uma palestra sobre o passado, presente e os projetos para o futuro das atividades espaciais brasileiras.

Entre as 8h30 e 16h, os alunos tiveram atividades teóricas e práticas. Pela manhã, eles foram envolvidos na concepção, projeto, desenvolvimento e lançamento de foguetes. Essas atividades foram finalizadas em um software específico para a simulação dos lançamentos.

Depois, ocorreu o momento de experiência no planetário, seguido dos desafios dos veículos do tipo rovers durante a simulação no planeta Marte. Finalmente, os alunos participaram de montagem e testes de um subsistema de potências de satélites do tipo CubSats, também conhecidos como nanossatélites.

Encerrando a visita, os universitários realizaram a montagem de um subsistema de telemetria, telecomando e comunicação de um CubSat. O teste foi realizado com ajuda de um drone (Veículo Aéreo Não tripulados – VANT) para comprovar a eficiência do link de comunicação.

Todos os alunos receberam da AEB um certificado da visita assinado pelo presidente da Agência, Carlos Augusto Teixeira de Moura.