18 de junho de 2020 17:20

Classe espelho une alunos de Odontologia do Brasil e México

Grupos desenvolveram protocolos para atendimento de pacientes de grupos especiais

Alunos de Odontologia da UnP encerraram as atividades de uma classe espelho com a Universidade do México (UVM) no dia 1º de junho. Os estudantes da 5ª série da disciplina de Cirurgia Oral construíram juntos – em um intercâmbio de experiências internacional – protocolos de atendimento de pacientes de grupos especiais.

A experiência reuniu 84 alunos (metade de cada Instituição), além de um docente do México e três do Brasil. Os alunos da UnP trabalharam um protocolo para pacientes com doença renal crônica e os da UVM se voltaram para aqueles que possuem paralisia cerebral.

“Esse projeto foi muito desafiador, mas de final muito gratificante”, afirma o Coordenador do Curso da UnP, Prof. Francisco de Souza Júnior. De acordo com ele, alguns pontos se destacaram como fazer os alunos se engajarem em um projeto com alunos de outro país e fazê-los transpor a barreira do idioma para não haver falhas na comunicação.

Porém, tudo foi superado pelos estudantes e professores. “À medida que o projeto se desenvolvia pude perceber que os alunos foram se aprimorando nos conhecimentos, interagindo de forma valorosa com os colegas do México na troca mútua de informações e experiências”, relata.

O Coordenador explica que, com o protocolo criado, o projeto pode ser complementado no próximo semestre com foco no desenvolvimento da parte clínica.