15 de março de 2020 19:25

COMUNICADO | Coronavírus

Diversos países do mundo, incluindo o Brasil, enfrentam atualmente o avanço da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. Frente a este cenário, a Universidade Potiguar tem trabalhado em ações de conscientização desde meados de fevereiro e estabeleceu um comitê multidisciplinar de gerenciamento das ações relacionadas ao tema, reunindo-se diariamente para discutir medidas e, ainda, monitorar detalhadamente a situação, tanto em nosso País como em nossa comunidade acadêmica.

Todas as nossas providências são orientadas e pautadas pelas diretrizes oficiais do Ministério da Saúde, mas também de acordo com a situação pontual em cada unidade, curso ou turma. Dessa forma, preocupados com a saúde e a integridade de nossos estudantes, estamos adotando as seguintes medidas:

  1. 1- Caso sejamos notificados de algum caso confirmado de COVID-19 em um de nossos Campi, as atividades da turma serão suspensas para realização da desinfecção e da limpeza terminal da sala de aula, além das áreas comuns da unidade. Tudo será informado por e-mail oficial da instituição, inclusive a data de retorno. Fique atento aos seus canais de comunicação conosco;
  2. 2 – Para as unidades com casos suspeitos ou que não tenham diagnóstico confirmado de COVID-19, as atividades seguem mantidas, seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) para o momento atual da COVID-19 no Brasil. A instituição permanecerá atuando nas medidas de prevenção, mas é importante que você também contribua neste processo, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias para evitar a proliferação do vírus. Havendo qualquer mudança neste cenário, tomaremos medidas ágeis e as turmas e estudantes envolvidos serão comunicados;
  3. 3 – Os eventos acadêmicos, como colação de grau, seminários e palestras, previstos para o mês de março serão postergados. As novas datas dessas atividades serão informadas posteriormente pela instituição assim que forem reagendadas.

Reafirmamos que este procedimento está totalmente de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde para a situação da COVID-19 no Brasil até o momento. No entanto, seguimos monitorando de perto todos as suspeitas e agiremos prontamente caso haja a necessidade de alteração das medidas.

Entendemos a sua preocupação, mas fazemos um pedido para que mantenha a calma e siga as recomendações de prevenção orientadas pelas autoridades de saúde, responsabilidade que é individual e considerada como a forma principal e mais eficaz para conter a proliferação do vírus.

  • Evite contato com olhos, nariz e boca antes de lavar as mãos;
  • Lave as mãos com frequência, usando água e sabonete, por pelo menos 40 a 60 segundos, ou utilize álcool em gel 70%;
  • Lave sempre as mãos após sair do banheiro, antes de comer, depois de tossir ou espirrar e depois de utilizar o transporte público;
  • Evite o compartilhamento de objetos pessoais, como talheres e copos;
  • Evite contato próximo com as pessoas, especialmente as que apresentarem sintomas de doenças respiratórias;
  • Evite aglomerações.

É fundamental que você se mantenha atualizado por fontes seguras e oficiais. Tenha cuidado com fake news, boatos e procure informações confiáveis para saber as medidas sobre a COVID-19. Um dos principais canais é o Ministério da Saúde e ainda o aplicativo Coronavírus-SUS, desenvolvido pelo órgão federal e com informações essenciais para que você se previna. O app está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Se você apresentar dois dos sintomas da COVID-19, como tosse, febre e, especialmente, falta de ar, não compareça à instituição e procure atendimento médico.

Qualquer mudança de cenário e atualização será informada por meio dos nossos canais de comunicação oficiais.