20 de março de 2020 09:34

Covid-19: alunos e professores produzem álcool gel para comunidade acadêmica

Equipes das Escolas de Ciências da Saúde e de Ciências Exatas e Tecnológicas apoiaram o trabalho feito em laboratório para proteger colaboradores e estudantes

Com o objetivo de ajudar na proteção de estudantes e colaboradores contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, alunos e professores das Escolas de Ciências da Saúde e Bem-Estar e de Ciências Exatas e Tecnológicas do Campus Natal iniciaram a produção de álcool gel nos laboratórios da UnP. O trabalho foi iniciado na semana de 16 de março e 30 litros do produto já foram entregues.

Na Unidade Nascimento de Castro, as atividades contaram com o apoio de três alunos do Curso de Engenharia do Petróleo e Gás, integrantes da Empresa Júnior Concep. Eles foram orientados pelo Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora) produzindo cinco litros.

De acordo com o Coordenador do e-Labora, Prof. Eder Miranda, a capacidade de produção pode chegar a até 40 litros por dia. O álcool produzido por esta equipe foi destinado à Unidade Roberto Freire.

Já na Unidade Salgado Filho, antes da suspensão das atividades acadêmicas presenciais, quatro alunos da disciplina “Estágio Supervisionado em Farmácia III” participaram da produção do álcool gel no dia 17 de março. O trabalho continuou sob a supervisão dos professores Luiz Fagundes, Tarciso Bruno e a Preceptora Maria Aparecida Araújo. Eles trabalharam para a produção de mais 25 litros.