9 de dezembro de 2019 10:58

Estrutura sustentável é construída por alunos no Campus Mossoró

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores criaram um "parklet" no estacionamento da Universidade, e querem levar ideia para outros locais

Ao longo do segundo semestre de 2019, alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, do Campus Mossoró, colocaram em prática o Projeto de Extensão Tikkum Olam. O nome vem do hebraico e significa “reparar o mundo”. Primeiramente, o grupo construiu o protótipo de um parklet na Universidade. Agora, eles pretendem levar a ideia para outros lugares.

Um parklet é um espaço instalado em áreas de estacionamento, com o objetivo de criar ambientes de lazer e convívio, ocupando a área de uma vaga de carro. Na UnP, ele foi construído com uso de resíduos da indústria. “Os alunos utilizaram material doado por empresas, como estruturas de madeira. Assim, construíram o parklet em caráter experimental, reaproveitando os resíduos que seriam descartados. Com isso, promovemos a redução de lixo e ainda um ambiente sustentável para quem o utilizar”, disse a Profa. Kátia Lopes, coordenadora do projeto.

De acordo com a docente, para a construção dos itens que compõem o parklet, os 20 alunos participantes utilizaram conceitos aprendidos em diferentes disciplinas. Entre elas, estão Cálculo Estrutural, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Design de Interiores, e Responsabilidade Social. A estrutura foi montada na Praça da Coruja, dentro do Campus Mossoró. Além disso, o projeto faz parte das iniciativas do Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora) da UnP.

Próximos passos

Para o próximo semestre, o objetivo é sair da Universidade, para atingir outros públicos. Os integrantes do projeto visitaram diferentes instituições e empresas em Mossoró, e muitos demonstraram interesse na ideia. “Nosso objetivo agora é por em prática o que foi aprendido ao longo da construção do protótipo. Dessa forma, podemos levar a estrutura para locais como a Casa do Estudante, escolas, e até empresas privadas. Um hotel, que já demonstrou interesse na iniciativa dos alunos”, afirma a Profa. Kátia.

Sobre o e-Labora
Lançado pela UnP em 2014, o Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora) é uma organização dentro da Universidade que integra academia e sociedade através de Projetos de Pesquisa, Empresas Juniores e Treinamentos na área de Inovação e Tecnologia. Parcerias com o Poder Público e a Iniciativa Privada permitem a criação de soluções unindo sala de aula, prática laboratorial e mercado de trabalho.