19 de novembro de 2021 14:43

Estudantes de Fisioterapia realizam atendimentos em UBSs de Mossoró

Atendimentos clínicos são realizados nas unidades de saúde e de forma domiciliar para pacientes com dificuldade de deslocamento.

Alunos de Fisioterapia do Campus Mossoró estão realizando atendimentos em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade:  Dr. Joaquin Saldanha (Bairro Santo Antônio/Estrada da Raiz), Conchita Ciarlini (Bairro Abolição II) e Francisco Nazareno (Bairro Dix-sept Rosado/Bom Pastor). Estes atendimentos priorizam a comunidade tanto para o atendimento Clínico na unidade e domiciliar, para pacientes com dificuldade de deslocamento.

Nas UBSs os alunos desenvolvem o trabalho de Educação em Saúde, com a realização de ações na unidade e na área de abrangência de cada uma delas, priorizando o atendimento de forma integral. Os atendimentos dos alunos são acompanhados pelos preceptores do curso de Fisioterapia.

Ariosnilda Zulmira da Silva, é uma das usuárias atendidas pela equipe de estudantes que atua na Joaquim Saldanha, sob supervisão do preceptor Jorge de Souza. Ele explica que a paciente após passar cerca de 30 dias internada devido à COVID-19, apresentou baixa saturação (cerca de 90%), fraqueza em membros superiores e inferiores causando assim dificuldades para se locomover apresentando cansaço a pequenos esforços.

“Dona Ariosnilda da Silva, teve comprometimento pulmonar de 75%, e apresentava também dificuldades em se comunicar pois cansava até quando ia falar, além de baixa alta estima e transtornos psicológicos, devido a fobia causada pela COVID-19 (diagnosticada e medicada pelo médico responsável)”, destaca.

Essas atividades são desenvolvidas em algumas Unidades Básicas de Saúde de Mossoró, como forma de cumprir carga horária do Estágio Supervisionado Obrigatório I, realizado pelos alunos de Fisioterapia 8ª série. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta nos turnos matutino e vespertino. Além dos atendimentos realizados de forma domiciliar, os estudantes desenvolvem na UBS, ações comunitárias temáticas, como CID Coletivo, triagem de pacientes, orientações em grupos de idosos, hiperdia, gestantes, além de promover saúde através de palestras.

Diariamente, a equipe de estudantes realiza com a paciente, exercícios respiratórios e exercícios para ajudar no fortalecimento da musculatura, e tem registrado importantes avanços, como a melhora na saturação, hoje em 97%, além da recuperação dos movimentos das pernas e braços.