13 de novembro de 2019 18:32

Feminismo negro é tema de mesa-redonda com aluna de Produção Audiovisual

Aluna Kerusca Santos participou de uma mesa-redonda juntamente com a Profa. Débora Bianco

A aluna de Produção de Audiovisual, Kerusca Santos, participou de uma mesa-redonda juntamente com a Profa. Débora Bianco Lima. A atividade ocorreu no dia 8 de novembro, às 14h, com o tema “O Lugar da mulher negra na atualidade: uma discussão a partir do livro de Djamila Ribeiro ‘Quem tem medo do feminismo negro'”.

A mesa-redonda aconteceu durante o XXI Congresso Científico e Mostra de Extensão do Campus Natal e teve como intuito, justamente, trazer uma reflexão e fazer com que os alunos entendessem a necessidade de se falar a respeito sobre o feminismo atual, o feminismo negro e também sobre a inclusão da mulher na sociedade.

“A ideia surgiu a partir de uma atividade aplicada na sala de aula. Então, foi que a aluna fez, primeiro, um trabalho escrito. É importante ressaltar que esse evento, foi um momento para que nós pudéssemos falar e refletir um pouco sobre o que já foi escrito”, afirma a Profa. Débora.

Além disso, a docente conta que Kerusca também produziu uma resenha sobre o livro. Finalmente, a discussão foi trazida para a comunidade acadêmica fazendo com que outras pessoas pudessem fazer as mesmas reflexões e conhecer as ideias.

De acordo com a aluna Jordan França, que assistiu à Mesa Redonda, a participação levou à reflexão. “Atualmente, em vários âmbitos da sociedade, a mulher não tem voz; e a mulher negra tem que gritar para estar em um nível igualitário com a mulher branca”, comenta.