9 de setembro de 2021 16:44

Grupo Existências debate temática LGBTQIA+ com servidores do Hospital João Machado

Projeto de extensão conta com a participação de alunos de Psicologia
Por Felipe Rocha , Aluno de Jornalismo UnP

O Grupo Existências, projeto de extensão do Curso de Psicologia da UnP, realizou uma Roda de Conversa com os coordenadores dos setores do Hospital João Machado sobre identidade de gênero e orientação sexual. A atividade, que aconteceu no dia 24 de agosto, também contou com a participação de um aluno extensionista e um estagiário de Psicologia.

O Coordenador do Projeto, Prof. Mauricio Cirilo, relatou que a importância desse debate tinha o objetivo de repensar o acolhimento em saúde mental ofertado pelo hospital, de modo que pudesse atender às necessidades da população LGBTQIA+.

Segundo Mauricio, o Existências – Grupo de Pesquisas e Intervenções em Direitos Humanos, Sexualidades e Gêneros – é um projeto que tem como objetivo desenvolver atividades articuladas com o ensino, pesquisa e extensão, junto com a comunidade, de modo a fomentar a cultura do Direitos Humanos, de afirmação da diversidade sexual e de gênero.

O Grupo produz impacto acadêmico e social, contribuindo para a formação dos alunos no âmbito profissional e de pesquisa. Além disso, por meio das atividades de extensão, tem uma importância importante na cidade de ofertar atendimento psicológico, psicossocial e de articulação da rede de atendimento e garantia de direitos.

A roda de conversa aconteceu com o objetivo de levar conhecimento para os alunos que estavam ali presentes. Os alunos que participaram já possuíam um embasamento sobre identidade de gênero e orientação sexual, então puderam contribuir nas reflexões produzidas. “A atividade os aproximou da realidade dos serviços de saúde, do cotidiano de trabalho das equipes”, contou o professor.