15 de dezembro de 2020 10:37

Idosos participam de encontro com a temática “Consumo consciente de alimentos” via webconferência

Projeto é uma parceria entre o Curso de Gastronomia e a UnATI

Idosos da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UnATI) participaram do encontro de encerramento anual do projeto “Consumo consciente de alimentos na terceira idade: interações gastronômicas”. A atividade foi realizada no dia 7 de dezembro e é uma parceria da UnATI com o Curso de Gastronomia.

Os participantes se reuniram via Webconferência na plataforma Teams com transmissão ao vivo das cozinhas pedagógicas da UnP para discutir a importância do consumo consciente de alimentos. Na ocasião foram produzidos bolo saudável de banana, azeites aromatizados, molhos lights para saladas e sal de ervas.

Coordenado pela Profa. Luciana Câmara – docente de Gastronomia e Coordenadora da Pós-Graduação em Hospitalidade e Nutrição – em parceria com a Profa. Laís Barreto, o projeto tem como objetivo oferecer para os alunos e idosos uma troca de experiências.

Segundo a Profa. Luciana, o plano não é alterar os hábitos dos idosos, que aprenderam a cozinhar com suas famílias, mas sim trocar experiências. No projeto, também foi  produzida uma cartilha durante o primeiro semestre, com dicas de higienização de alimentos e alimentação saudável focada no púbico idoso. As reuniões estão fortalecendo vínculos dos estudantes da graduação com a terceira idade e têm sido um sucesso.