17 de março de 2022 15:24

Inscreva-se nos projetos de extensão de Gestão e Negócios

Estudantes interessados podem participar até 25 de março

Os cursos da área de Gestão e Negócios, por meio do Núcleo de Prática em Negócios (NPN) e o Centro de Excelência em Empreendedorismo (Empreende UnP) estão com inscrições abertas até 25 de março para seus projetos de extensão.

O aluno que desejar concorrer deve preencher o Formulário On-line com seus dados. A etapa de seleção ocorre entre os dias 28 e 30 de março e a divulgação dos selecionados, em 31/03.

Abaixo, confira a lista dos projetos

  • Sem Fronteiras: O projeto foi criado em 2017 através da iniciativa de alunas do curso de Relações Internacionais. Como objetivo geral busca atender aos refugiados e imigrantes em suas necessidades mais urgentes e contribuir para que tenham maior qualidade de vida. Para tanto, o projeto atua nas seguintes frentes: promoção de atendimentos médicos e odontológicos para os refugiados da cidade de Natal; monitoramento das políticas públicas de acolhimento no Estado do RN; realização de oficinas de conscientização do público natalense sobre o refúgio e migração.
  • Modelo Potiguar das Nações Unidas (POTIMUN): Projeto de Extensão, baseado no programa Model United Nations, propagado pela Organização das Nações Unidas, em que estudantes de Ensino Médio e Superior simulam reuniões de cúpula de organizações internacionais, fóruns de negociação em relações internacionais, negociações bilaterais, dentre outros mecanismos das Relações Internacionais e do Direito Internacional. Aspira desenvolver em seus participantes capacidades e competências fundamentais para o ambiente diplomático e/ou de negociações, com a finalidade de preparar essas pessoas para experiências diplomáticas reais.
  • Conexão 101: O projeto atua com desenvolvimento econômico, fomentando os MEIs, Micro e pequenas empresas a partir de um diagnóstico realizado em loco no município e a entrega do relatório final com orientações estratégicas.  Este semestre atuará com Eixo1 – Escola dos Eventos, Eixo2 – Favela 3 D, Eixo3 – Diagnóstico e Devolutivas, Eixo4 – Comunicação.
  • NETS – Núcleo Estudantil de Treinamentos E Serviço: Promover a capacitação dos discentes para promoverem melhorias nos serviços prestados aos clientes dos Microempreendedores Individuais (MEIs), pequenas Empresas e Escolas Públicas, através do fomento e orientação mercadológica voltados para a realidade de seus negócios.
  • M de mulher: Proporcionar capacitações sobre empreendedorismo e empoderamento para mulheres vítimas de violência doméstica.
  • PodMais: O PodMais é um projeto que proporcionará aos estudantes de Negócios, a vivência em uma das ferramentas em acessão do marketing digital (podcast). O objetivo é abordar temas relacionados à gestão e negócios com alunos, ex-alunos e pessoas referência no mercado.
  • Mapeando Processos: O projeto mapeando processos visa o atendimento de empresas que tenham problema nos fluxos internos da sua organização, fazendo o mapeamento e observando os gargalos da organização, o projeto visa contribuir com a melhoria organizacional e com a sociedade.
  • Desenvolva-se: O Projeto de Extensão Desenvolva-se visa a contribuir com a formação dos(as) discentes dos cursos da área de Gestão e Negócios da UnP por meio de dois eixos: Voluntariado e Autogestão. No primeiro eixo, pretende-se promover a cultura do voluntariado através da oferta de cursos voltados para as áreas de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho desenvolvidos em parceria com a Junior Achievement do Rio Grande do Norte (JARN) em que os(as) voluntários(as) atuarão como multiplicadores(as) em escolas públicas e privadas do ensino fundamental I, fundamental II ou ensino médio localizadas no estado do RN. No segundo eixo, a promoção da autogestão (ou autodesenvolvimento) é feita através da oferta de oficinas ou palestras ou minicursos que ensinem, de forma prática e intuitiva, a utilização de métodos e técnicas da administração e contabilidade aplicadas ao desenvolvimento pessoal, estimulando os(as) participantes a buscarem se aperfeiçoar continuamente, colocando em prática as ideias, ferramentas e técnicas que aprenderam em nossas ações.
  • Comunicação Multiplataforma para micro e pequenas empresas: Tem como objetivo geral promover a disseminação de conteúdos a respeito de Comunicação Multiplataforma para micro e pequenas empresas. Visa fortalecer o público discente, na sua formação a respeito de Comunicação Multiplataforma para, com isso, favorecer a socialização de conteúdos para Micro e Pequenas empresas. Aprofundar o conhecimento sobre comunicação Multiplataforma no contexto da cultura da convergência.  Compreender a importância da narrativa e da Transmídia no cenário das organizações. Analisar como os dispositivos móveis estão contextualizados em uma perspectiva de appificação (appification) de conteúdos no contexto empresarial.
  • Sustentabilidade ambiental e empreendedorismo – novas formas de geração de negócios a partir do reaproveitamento de matéria-prima do canal reverso: O objetivo geral do projeto é levar a discussão sobre sustentabilidade para além da sala de aula e dar oportunidade aos alunos de graduação da escola de negócios na busca por oportunidade de geração de renda através da confecção, venda e distribuição de produtos adequados à sustentabilidade e que utilizem matéria prima oriunda do canal reverso na sua composição.