9 de novembro de 2020 15:50

Livro-reportagem de ex-aluna de Jornalismo brilha entre finalistas do Expocom Nordeste 2020

TCC da jornalista Alana Oliveira, “Esse Chão é o Meu Lugar”, foi um dos destaques da categoria

A jornalista Alana Oliveira, ex-aluna do curso de Jornalismo da UnP, teve seu trabalho de conclusão de curso, o livro-reportagem “Esse Chão é o Meu Lugar”, entre os finalistas do Congresso Regional da Intercom (Expocom Nordeste edição 2020). A publicação foi orientada pelo Prof. Manoel Pereira Neto.

De acordo com a autora, o livro-reportagem permite ao leitor conhecer e saber como vivem os moradores de uma comunidade rural, localizada em São Miguel do Gostoso, Região do Mato Grande. “Desenvolvemos o projeto por meio de depoimentos, entrevistas, fotos e vídeos, a fim de abordar questões de solidariedade, justiça social, direitos humanos, e histórias de vida”, comenta.

Entre fontes, entrevistados e órgãos regulamentadores, Alana ouviu cerca de 30 pessoas, e levou cerca de 12 meses para conseguir concluir o projeto. 

“O meu orientador, a quem eu tanto admiro, o Prof. Manoel Pereira Neto, abraçou o meu projeto e foi muitas vezes um bálsamo em dias tempestuosos. Minha família também teve um papel fundamental em todo processo”, conta Alana.

O Prof. Manoel  acredita que o livro-reportagem é o produto final de um trabalho dedicado e um resultado das práticas e das teorias jornalísticas aprendidas ao longo do curso. “O sentimento em saber que o livroreportagem foi selecionado para participar do Expocom/Intercom é de alegria e mérito pela dedicação da autora”, finaliza. 

O resultado final do Expocom Nordeste foi divulgado no dia 30 de outubro.