14 de julho de 2020 11:55

Mais de 200 bolsas integrais no Prouni estão disponíveis na UnP

Programa está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (17/07)

Estão abertas até a próxima sexta-feira, dia 17 de julho, as inscrições do segundo semestre de 2020 para o Programa Universidade para Todos (Prouni). No Rio Grande do Norte, são oferecidas 1.297 vagas integrais e parciais, das quais 211 são oferecidas pela UnP, integrante da rede Laureate. Na Universidade Potiguar, todas as bolsas são de 100%.

As vagas ofertadas pela UnP cobrem 61 cursos de graduação nas modalidades presencial e semipresencial, em todos os turnos. Para consultar todas as bolsas disponíveis, é preciso acessar o portal do Prouni. As inscrições podem ser feitas no portal do Prouni: http://prouniportal.mec.gov.br/.

A previsão é que o resultado dos selecionados seja divulgado em 21 de julho.

Quem pode se inscrever no Prouni?

O programa é destinado a brasileiros que não possuem diploma de ensino superior. Também é preciso ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido mínimo de 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação.

Podem concorrer às bolsas integrais, aqueles que tiverem renda familiar bruta mensal comprovada de até um salário mínimo e meio por pessoa. É preciso também atender a pelo menos um dos requisitos:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.
Quantas bolsas são oferecidas?

Para o segundo semestre de 2020, segundo o Ministério da Educação (MEC), estão sendo ofertadas 167.780 bolsas em todo o Brasil. Destas, 60.551 são integrais e outras 107.229 parciais. Participam 1.061 instituições particulares de ensino superior.

No RN, das mais de 1.200 bolsas oferecidas, 567 são parciais e outras 730 são integrais.