Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

8 de maio de 2020 12:13

Mais de 200 profissionais da rede particular no RN são treinados contra a Covid-19

Capacitação já oferecida para equipe do Poder Público e estudantes de Medicina, chega agora aos que atuam na LIGA e na Unimed Natal

Mais de 200 profissionais da rede particular de Saúde no Rio Grande do Norte estão recebendo treinamento para atender pacientes durante a pandemia de Covid-19. A capacitação é oferecida pela UnP e será realizada entre os dias 6 e 14 de maio para colaboradores da Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer e da Unimed Natal.

As atualizações envolvem três áreas de conhecimento: Paramentação e Desparamentação, Manejo da Via Aérea, e Diagnóstico Diferencial em Época de Covid-19. São oferecidas aulas teóricas na modalidade remota e, para as práticas, são realizados encontros presenciais nos laboratórios e Hospital Simulado da Unidade Salgado Filho da UnP.

Na primeira etapa, entre os dias 6 a 8 e 11 de maio, 147 profissionais da LIGA participam do aprendizado. Em seguida, nos dias 11, 12 e 14, será a vez de 64 colaboradores da Unimed participarem do processo de atualização. Para ambos, são treinados médicos e enfermeiros.

Em abril, por meio de convênio com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a UnP também ofertou o mesmo treinamento para mais de 300 pessoas, desde profissionais da rede pública como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, até estudantes dos últimos anos de Medicina.

Parceria

De acordo com o reitor da UnP, Prof. Dr. Breno Schumaher, essa ação representa a continuidade de um compromisso assumido pela instituição no combate ao coronavírus. “Estamos expandindo o treinamento que já foi oferecido aos profissionais da Sesap e aos nossos alunos. Agora, levamos o conhecimento também para a rede particular onde, de uma forma incrível, eles também têm atuado na linha de frente da Covid-19”.

Parceira da UnP nas áreas de ensino e pesquisa, a LIGA reúne nesse treinamento ex-alunos, lado a lado como colegas de profissão. “Neste momento de pandemia, voltamos às salas de aula, em busca de alinharmos conhecimentos no combate à Covid-19. Nós que fazemos a LIGA, agradecemos à UnP e afirmamos que juntas vamos vencer essa batalha e ajudar a população do nosso estado”, afirma o Diretor de Ensino e Pesquisa da LIGA, Dr. Edilmar de Moura.

Já o Diretor do Hospital Unimed Natal, Dr. Felipe Marinho, lembra que a pandemia está exigindo mudança de procedimentos e novas habilidades e, por isso, a oportunidade de realizar um treinamento em larga escala num hospital simulado é uma enorme vantagem, garantindo segurança para os profissionais e os próprios pacientes. “Os muitos setores da sociedade se dão as mãos nesse momento de muita dificuldade. Vamos vencer!”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS: