20 de agosto de 2020 11:48

Oportunidades no Setor Espacial Brasileiro serão abordadas em Aula Magna de Engenharias Industriais

Coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da AEB, Rodrigo Leonardi, será palestrante

A Aula Magna dos cursos de Engenharias Industriais da UnP já tem data marcada. O evento ocorre no dia 27 de agosto, às 19h, por meio da plataforma Collaborate. Estará presente, o atual Coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Agência Espacial Brasileira, Rodrigo Leonardi.

O palestrante abordará o tema “Perspectivas e Oportunidades no Setor Espacial Brasileiro para Profissionais das Engenharias”. A atividade é voltada para alunos dos cursos das Engenharias Ambiental e Sanitária, de Computação, Elétrica, Mecânica, de Petróleo, de Produção e Química.

Para participar, não será necessária inscrição prévia. Os interessados podem acessar o link da sala clicando AQUI no dia e horário do evento.

SOBRE O PALESTRANTE

Rodrigo Leonardi é licenciado em matemática pela Universidade de Brasília (1999) e possui mestrado (2002) e doutorado (2006) em astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Realizou pós-doutorado (2007-2009) no Departamento de Física da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (UCSB), EUA. Trabalhou (2009-2010) em uma missão espacial da Agência Espacial Europeia (ESA) no Centro de Pesquisa e Tecnologia da ESA (ESTEC), nos Países Baixos. Foi cientista (2010-2015) no Centro de Astronomia da ESA (ESAC), na Espanha, sendo um dos responsáveis pelo gerenciamento e planejamento das operações científicas do satélite europeu Planck. Na missão Planck, da ESA, participou das campanhas de teste, integração, comissionamento e operações de rotina do satélite. Após diversos anos de carreira no exterior, Leonardi regressou ao Brasil e foi assessor técnico (2015-2016) no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em Brasília, tendo conduzido estudos de prospecção para o setor espacial brasileiro. Desde 2017, é tecnologista na Agência Espacial Brasileira (AEB) em Brasília e atualmente é o Coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da AEB.