25 de novembro de 2020 15:20

Pesquisa sobre saúde do trabalhador é aplicada por alunos de Enfermagem e Psicologia de Mossoró

Alunos de Enfermagem e Psicologia do Campus Mossoró apresentaram, em novembro, à Secretaria Municipal de Educação os primeiros resultados de uma pesquisa realizada por eles com professores da Rede Municipal.

O levantamento vem sendo feito desde setembro. Parte da pesquisa foi realizada de forma exploratório/documental a partir de dados da PREVI. A outra etapa envolveu a aplicação de questionário fechado diretamente com os profissionais.
Foram entrevistados diretores de escola, supervisores, coordenadores pedagógicos, professores de anos iniciais, Ensino Fundamental e Médio.

Num universo de mais de 1.100 trabalhadores e em tempos de pandemia, a estratégia para reunir os profissionais foi montar uma live com o tema: Corpo, Mente e Profissão. A videoconferência foi realizada em seis grupos no período de 5 a 11 de novembro, dentro do pograma “Um olhar, uma escuta a você educador”, mantido pela Secretaria

A atividade foi conduzida pelos estagiários de Psicologia Ítalo da Silva e Maria Francisca Alves, supervisionados pela Profa. Eurandizia Maia e colaboração do Prof. Wanderley Fernandes.

Na ocasião após a fala foi aplicado um formulário digital com questões fechadas. Assim esses encontros conseguiram reunir 569 participantes e destes, 311 respondentes.

“Outros momentos ainda acontecerão até a publicação do resultado final da pesquisa. Porém algumas propostas de intervenção já começaram a ser pensadas. Nesse sentido a pesquisa começa a se desdobrar em diversas intervenções de caráter intersetorial e multidisciplinar”, explica o Prof. Wanderley.