5 de março de 2020 10:57

Pesquisadores do PPGB têm capítulo publicado em livro de editora inglesa

Trabalho aborda efeitos de óleos fitoterápicos para tratamento de doenças neurológicas

Professores do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UnP (PPGB) participaram da publicação de um capítulo no livro Neuroprotection – New Approaches and Prospects (Neuroproteção – Novas abordagens e perspectivas). A publicação, feita pela editora inglesa Intech Open – Londres, é uma parceria com pesquisadores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O capítulo, em inglês, trata do estudo sobre “Extratos e óleos essenciais de plantas medicinais e seu efeito neuroprotetor”. Participaram da publicação como docentes do PPGB/UnP, os professores Amália Cinthia Meneses do Rego, Irami Araújo Filho e Francisco Irochima Pinheiro.

Junto com eles estão também está o Prof. Fausto Pierdoná Guzen que atua tanto no PPGB quanto no Laboratório de Neurologia Experimental da UERN. Além dele, também assinam a publicação: Ianara Mendonça da Costa, Elaine Cristina Gurgel Andrade Pedrosa, Ana Paula de Carvalho Bezerra, Luciana Cristina Borges Fernandes, José Rodolfo Lopes de Paiva Cavalcanti, Marco Aurélio Moura Freire e Dayane Pessoa de Araújo.

Pesquisa

O impacto social e econômico em decorrência de distúrbios neurológicos é um dos temas abordados no estudo. Atualmente, as terapias para doenças neurodegenerativas e neuropsiquiátricas não impedem a degeneração das células neuronais. A proposta é estudar estratégias terapêuticas para retardar ou prevenir essas patologias.

O uso de extratos e óleos essenciais de plantas medicinais possuem ação neuroprotetora, como observaram os pesquisadores. Além disso, eles também têm respostas benéficas para doenças como depressão, ansiedade, Alzheimer e Parkinson. O capítulo propõe o uso desses fitoterápicos como um tratamento complementar.

O trecho do livro pode ser conferido clicando aqui.