15 de dezembro de 2020 18:39

Prof. André Maciel lança livro sobre Lições de Filosofia Jurídico-Política

Docente leciona nos Curso de Direito e Relações Internacionais da UnP

O Prof. André Maciel, que leciona nos Cursos de Direito e Relações Internacionais, lançou em novembro o livro “Dez Lições de Filosofia Jurídico-Política”. Doutorando em Filosofia do Direito pela UFPE, Mestre em Direito Constitucional pela UFRN, ele é docente da UnP desde 2017. A publicação está disponível para venda pela internet.

A  obra é fruto de materiais de aula que produzidos nesses três últimos anos de docência nas disciplinas de Ciência Política e Filosofia do Direito. Nela, é apresentado o pensamento resumido de cada teórico, com questões de reflexão, questões de revisão e quadros sinóticos para complementar o estudo.

“A ideia é oferecer para a nossa comunidade discente um texto que serve como porta de entrada para a Teoria do Direito. Assim é possível um primeiro contato para, caso o estudante deseje, buscar diretamente cada um dos pensadores trabalhados”, explica o Prof. André.

Ele acrescenta que o trabalho é dedicado à Profa. Alda Pimentel, que faleceu em dezembro de 2020, e que produzia as aulas de Filosofia do Direito junto com ele, debatendo os assuntos. Por isso, teve um papel importante na elaboração do livro.

Outra publicação

De 2018, outra publicação do autor é intitulada “Jurisdição procedimental: o agir comunicativo através da opinião pública”. Seu objetivo é analisar a conexão entre a opinião pública construída procedimentalmente, através do discurso, com a legitimidade e racionalidade da jurisdição constitucional.

No decorrer do estudo são feitas considerações sobre a formação da opinião pública no contexto da democracia deliberativa e os seus reflexos na judicatura, tendo no instituto do amicus curiae um canal comunicativo entre sociedade civil e poder judiciário.

FICHA TÉCNICA

Dez Lições de Filosofia Jurídico-Política

  • Editora: Brazil Publishing
  • Número de páginas: 102
  • Formato: 13 x 18 cm
  • Para adquirir: CLIQUE AQUI

Jurisdição procedimental: o agir comunicativo através da opinião pública

  • Editora: Juruá
  • Número de páginas: 192
  • Formato: 15 x 21 cm
  • Para adquirir: CLIQUE AQUI