10 de dezembro de 2021 15:15

Professor do PPGB publica artigo na revista internacional Medicine

Prof. Ricardo Ney Cobucci escreveu artigo em parceria com pesquisadores da UFRN.

O Prof. Dr. Ricardo Ney Cobucci, docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB-UnP), publicou revisão sistemática no periódico internacional Medicine, sobre a prevalência de ansiedade, depressão e estresse entre professores durante a pandemia da Covid-19.

A pesquisa foi feita em parceria com aluno de pós-graduação da UFRN e docentes dos departamentos de nutrição e saúde coletiva da Universidade Federal. No artigo, está destacada a alta prevalência das doenças nos professores de países onde os estudos incluídos na revisão sistemática avaliaram aspectos da saúde mental destes profissionais.

Um dos motivos é o desconhecimento de muitos docentes das ferramentas de ensino on-line, a preocupação dos mesmos com acesso próprio a internet, mas principalmente com a dificuldade de muitos alunos de acessarem a rede para acompanharem as aulas, bem como o receio com a volta as aulas presenciais e a contaminação pela Covid.

Na conclusão, os autores destacam ser preciso oferecer apoio e serviços para que educadores de todas as áreas e níveis de ensino cuidem da sua saúde mental e possam se sentir seguros para a retomada das aulas presencias. O artigo pode ser lido aqui.