4 de junho de 2020 11:10

Professores de Medicina elaboram Manual de Anamnese e Exame Físico em Reumatologia

Obra é de autoria dos docentes Francisco Alves Bezerra Neto, Francisco Deoclecio Damasceno Rocha e Matheus Staufackar Carlos com colaboração de alunos do curso

Professores do Curso de Medicina da UnP elaboraram um Manual de Anamnese e Exame Físico em Reumatologia. Os docentes Francisco Alves Bezerra Neto, Francisco Deoclecio Damasceno Rocha e Matheus Staufackar Carlos são médicos reumatologistas da Sociedade de Reumatologia do RN (SRRN) contaram com a colaboração também de alunos.

A obra foi idealizada para auxiliar os estudantes na realização satisfatória da anamense e exame físico, sendo uma ferramenta prática, simples e didática que possibilita o conhecimento anatômico de diversas articulações, padrões e normalidade, sinais patológicos de determinada região, além da descrição dos testes semiológicos mais utilizados.

“Era um projeto de longa data, pois sentíamos falta de material de apoio aos alunos para ter como base para os estudos e a formação acadêmica. Então pensamos em elaborar este material. Tivemos a ajuda dos alunos de Medicina como colaboradores e, assim, fomos moldando cada capítulo para que tivessem algo de forma simples e prática no dia a dia do atendimento do paciente com queixa de dor no aparelho osteoarticular”, explica o Prof. Deoclécio.

O conteúdo do livro consta de: introdução, exame físico da mão e punho; cotovelo; ombro; coluna cervical; coluna torácica; coluna lombar; quadril; joelho; tornozelo e pé. Os capítulos são iniciados com um caso clínico e, em seguida, os autores discorrem sobre o assunto. Por fim, há um breve resumo das patologias mais comuns.

Sobre os autores:

Francisco Alves Bezerra Neto – Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996). Especialista em Reumatologia pela Universidade Federal do Paraná (2000). Defendeu tese de mestrado em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atua como reumatologista no Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL.

 

Francisco Deoclecio Damasceno Rocha – Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1995). Fez Residência de Clínica Médica no Hospital Geral de Fortaleza e Residência em Reumatologia no Hospital de Base do Distrito Federal com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia. Atualmente é Perito Médico Previdenciário do Instituto Nacional do Seguro Social e Professor da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

 

Matheus Staufackar Carlos – Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000). Tem residência médica em Reumatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e título de especialista na área pela Sociedade Brasileira de Reumatologia em 2006. Concluiu o mestrado em clínica médica na USP de Ribeirão Preto em janeiro de 2009. É medico reumatologista e docente da Universidade Potiguar (UnP).