20 de dezembro de 2019 18:58

Resumo das atividades realizadas pelo projeto de extensão Direitos Humanos e Cidadania

No dia 18 de dezembro, o projeto de extensão do Polo Caicó “Direitos Humanos e Cidadania”, que atende mulheres em privação de liberdade, encerrou as atividades de 2019. O trabalho promove o acesso à Educação para essas mulheres e é coordenado pela Profa. Me. Kleylenda Linhares da Silva, e foi iniciado no mês de setembro.

Esse projeto é elaborado pelos cursos de Serviço Social e Enfermagem. Por isso, também tem como colaboradora a Profa. Me. Lorena Albuquerque Vieira, e seis alunas extensionistas dos cursos envolvidos.

Por exemplo, podemos destacar as ações de capacitação formativa sobre Ética profissional e questões relacionais com o público-alvo das ações. Também teve, salas de relaxamento, triagem com aferição de pressão pelas estudantes de enfermagem e orientação sobre direitos trabalhistas pelas estudantes de Serviço Social.

Além disso, o foco do projeto era realizar ações de educação para a cidadania com as mulheres em situação de privação de Liberdade, da Unidade Prisional do Seridó. No qual concluiu no mês de dezembro com dois encontros. Primeiramente, foi proporcionado uma roda de conversa com 23 mulheres em privação de liberdade. Trazendo discussões sobre Educação, Valores e Direitos. Como também, orientações sobre a Rede Cegonha e auxílio reclusão.

Por fim, no segundo momento, a qual tinha por objetivo proporcionar a saúde mental e social teve atividade de relaxamento. Tiveram disponíveis orientações sobre saúde da mulher e a importância do combate a violência de gênero. Essa atividade teve a participação de 20 mulheres.