20 de setembro de 2019 10:45

Semana do Contador em Mossoró debate reformas da previdência e trabalhista

Mesa-redonda teve grande participação dos alunos de Mossoró

Dentro da programação da Semana do Contador, evento realizado pelo curso de Ciências Contábeis do Campus Mossoró, um assunto atual atraiu grande público. Alunos, professores e convidados se reuniram na sala .COM 1 para participar de uma mesa-redonda sobre as reformas da previdência e trabalhista.

Antes de iniciar a discussão, o Reitor da UnP, Prof. Gedson Nunes, que esteve no Campus Mossoró, parabenizou o curso e os alunos pela realização do evento. “É muito importante que os estudantes não percam nada que a Universidade oferece. Quero parabenizar todos por esse evento, e dizer que a Universidade está aberta para apoiar todas as iniciativas que ajudem a capacitar ainda mais os futuros profissionais, disse o Reitor.

Debate
O professor da Universidade Potiguar Josivan Alves, e os convidados Canindé Maia e Daniel Cabral, ambos contadores e advogados, conduziram debate, em seguida. O professor Josivan iniciou falando sobre a importância das reformas, mas com garantias aos benefícios já conquistados pela população. Segundo ele: “Se aposentar não pode dar ideia de frustração. É o momento de usufruir todo o tempo de contribuição, por isso o país precisa buscar uma saída para garantir o direito de se aposentar, mas sem danos aos serviços básicos, que hoje tem investimentos comprometidos por causa do alto gasto com a previdência”. Para o professor, o profissional da Contabilidade é quem mais precisa estar atento as reformas e mudanças, que atingem diretamente a forma desse profissional trabalhar.

O convidado Canindé Maia, advogado e contador, falou sobre a importância dos contadores se atualizarem diante das duas reformas: a trabalhista e da previdência. “Em outros governos, essas reformas já foram tratadas, mas nunca avançaram. Hoje, elas acontecem num caráter de urgência, e essas inovações e mudanças transformaram a profissão de contador, pois ele precisa entender muito bem o que mudou para explicar aos seus clientes. Foi a profissão que mais sofreu impacto com a reforma trabalhista”. Ele finalizou dizendo que o contador é um dos profissionais mais importantes para a economia do Brasil, mas muitos se desvalorizam. “Valorizem-se enquanto profissionais, saibam a importância que vocês terão no mercado”.

A aluna do 4º período de Ciências Contábeis, Roberta Vanessa, participou da programação e disse que gostou muito do debate: “O tema é muito atual e eu adorei a mesa. Ainda estou no começo do curso, mas já consigo ver a nossa relevância”. A professora Mayara Borges, coordenadora do curso de Ciências Contábeis, disse que isso mostra como as expectativas do evento foram atingidas. “Ver os alunos participando, elogiando tudo que é trazido pelos convidados só nos motiva a continuar trazendo debates atuais e de extrema importância pros alunos, que estão no caminho do mercado de trabalho”, finalizou.