8 de junho de 2021 14:57

Sólida: Escritório Modelo de Engenharia Civil atenderá gratuitamente a população

Lançado em 2021.1, projeto oferecerá atendimentos direcionados à população de baixa renda e instituições sem fins lucrativos

Os estudantes de Engenharia Civil da UnP acabam de ganhar um espaço destinado à prática profissional: O Sólida – Escritório Modelo de Engenharia Civil. Com o objetivo de atender gratuitamente comunidades excluídas, instituições sem fins lucrativos e pessoas que não têm acesso a um profissional de engenharia, o Escritório Modelo de Engenharia Civil da UnP inicia suas atividades em 2021.

O espaço oferece serviços que compreendem o desenvolvimento de projetos de engenharia: estrutural, instalações prediais hidrossanitárias, elétricas e climatização; orçamentos de obras; estudos técnicos e relatórios de patologias. O Escritório Modelo de Engenharia Civil é um instrumento de interação do meio acadêmico com a sociedade e suas comunidades, sendo parte essencial da pesquisa e do ensino de graduação. É um espaço de prática para alunos que terão contato com clientes reais,  acompanhando procedimentos até a conclusão do serviço.

“Além do fato de proporcionar vagas de estágio para os alunos, o Escritório Modelo vai possibilitar à prática profissional sob a supervisão de um docente do curso no atendimento às demandas sociais, o exercício da escrita acadêmica, a apresentação de projetos e resultados, o cumprimento de metas e prazos, a sistematização de ideias, o atendimento ao cliente, o trabalho em equipe e a vivência em um meio profissional simulado”, destaca o Coordenador do Sólida, o professor Juarez Quadros.

Os atendimentos são destinados a comunidades excluídas, instituições sem fins lucrativos e pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos. As triagens para atendimentos serão realizadas no início do próximo semestreOs interessados devem apresentar comprovante de renda familiar e comprovante de residência.

Atualmente, os estudantes do Escritório de Engenharia Civil estão dando seguimento ao projeto da futura Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (ESPRN),  o projeto arquitetônico foi elaborado pelos alunos de Arquitetura da UnP, através do Escritório Modelo de Arquitetura (EMAU) e entregue ao Sólida.