23 de outubro de 2020 08:40

Trabalho de coautoria de professor do PPGB é publicado em periódico internacional 

Artigo científico com participação do Prof. Ricardo Cobucci valida eficácia da vacina contra HPV. Trabalho foi publicado em revista Qualis A 

O Prof. Dr. Ricardo Ney Cobucci, integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB-UnP) e da graduação em Medicina, teve um artigo científico produzido em parceria com outros profissionais publicado no periódico internacional The Asian Pacific Journal of Cancer Prevention (APJCP), considerado Qualis A pela CAPES.

A produção acadêmica, intitulada “Cross-Protective IgG and IgA Antibodies against Oncogenic and Non-Oncogenic HPV Genotypes” atesta a segurança e eficácia gerada por meio da vacinação HPV (Vírus do Papiloma Humano) por meio da observação dos anticorpos no soro em mulheres que receberam a vacina bivalente. A comprovação é válida para os dois tipos de vírus para os quais a vacina foi criada, vírus 16 e 18, bem como para outros tipos de HPV de alto risco.

O objeto de pesquisa é fruto da preocupação de especialistas em razão da baixa adesão à vacinação contra o HPV. No cenário brasileiro, a situação chega a ser alarmante: apesar da disposição da imunização para meninas e meninos por distribuição pública, menos da metade, cerca de 45% do público-alvo foi vacinado até março de 2016. É o que indicam dados informados pelo Ministério da Saúde.

Outros nomes também são responsáveis pela parceria que resultou na produção do artigo junto ao Prof. Ricardo Cobucci. Integram a autoria do trabalho, profissionais acadêmicos de diversas instituições de ensino superior e alunos da pós-graduação. Entre os co-autores, estão: Ana Paula Costa, Paulo César Giraldo, Márcia Lopes Consolaro, Raquel Pantarotto Souza, Luanda Barbara Canário, Paula Renata Machado, Rand Randall Martins, Pedro Vieira Baptista, José Eleutério Jr. e Ana Katherine Gonçalves.