8 de janeiro de 2021 15:55

UnP oferta maior número de vagas no RN para o Prouni 2021.1

Instituição possui apenas bolsas integrais. Inscrições para o auxílio vão de 12 a 15 de janeiro

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista de vagas disponíveis para o Programa Universidade para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2021. Em todo o País, serão ofertadas para o primeiro semestre 162.022 bolsas de estudo. No Rio Grande do Norte, são 1.192 oportunidades, sendo que 729 são integrais e outras 463 parciais.

Os interessados em receber o auxílio podem se inscrever entre os dias 12 e 15 de janeiro. Das bolsas ofertadas no RN, a UnP é a Instituição de Ensino Superior que tem a maior oferta do estado. Ao todo, são 389 vagas: todas com bolsas de 100% e representando mais da metade das vagas integrais do estado.

As bolsas abrangem cursos dos Campi Natal e Mossoró, além dos Polos Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros e Limoeiro do Norte (CE). Há vagas para cursos nas modalidades presencial e EAD, nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Exatas e Ciências Sociais Aplicadas. Porém, os cursos de Direito, Administração e Psicologia são os que possuem mais oportunidades presenciais.

A consulta da lista completa com todas as oportunidades pode ser feita no endereço http://prouniportal.mec.gov.br/. De acordo com o cronograma divulgado pelo MEC, o resultado da primeira chamada acontecerá no dia 19 de janeiro. Confira o cronograma clicando aqui.

Quem pode concorrer:

Devido à pandemia de Covid-19 que adiou as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), a seleção do Prouni deste primeiro semestre adotará as notas do Enem 2019. Além de ter feito a prova, podem concorrer candidatos que atendam algum dos critérios como:

  • Ter cursado o ensino médio completo na rede pública ou ter sido sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;
  • Ter alguma deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, na educação básica.

Também é necessário atender ao critério de renda familiar mensal per capita. Para bolsas integrais, podem participar os interessados que tenham renda de até 1,5 salário mínimo. Para ofertas parciais, aqueles que possuem renda entre 1,5 e 3 salários mínimos.