27 de setembro de 2021 18:05

Valorização da cultura indígena é tema de debate

Conferência é promovida pelos projetos Pluralis e Existências, do curso de Psicologia, e será realizada pela plataforma Google Meet
Por Thales Patrick , Aluno de Jornalismo UnP

No próximo dia 5 de outubro, os projetos de extensão Pluralis e Existências, do curso de Psicologia da UnP, irão promover um evento on-line com a temática “Povos indígenas do RN: aproximações com a universidade”. A conferência tem como objetivo principal, abordar a importância da compreensão das identidades culturais dos povos indígenas do RN para todos os cursos e áreas de atuação da universidade. 

Os convidados serão os representantes de movimentos e povos indígenas do contexto urbano: Damião Paz Pixoré, Gerson Lira Kanindé e Arapuá Tarairiú, além do representante de povos de aldeia Luiz Katu, todos do Rio Grande do Norte.

Segundo a Coordenadora do Pluralis, Profa. Dra. Vânia Calado, o campo universitário não está próximo o suficiente da população indígena, o que afeta na inclusão destas pessoas no cenário acadêmico. Para planejar o evento, eles fizeram algumas reuniões com líderes de movimentos indígenas de povos do contexto urbano e das aldeias.

A educadora se atenta também a corroboração dos processos de: branqueamento, colonização e omissão da diversidade, como outros fatores que prejudicam na inserção dos indígenas na academia. “O evento vai abordar isso. Os movimentos querem se aproximar da universidade, pensar em ações em conjunto para contribuir com esse processo de reconhecimento e valorização das diferentes culturas indígenas do RN”, comenta.

As inscrições podem ser feitas em www.unp.br/eventos. Os alunos presentes receberão um certificado de duas horas complementares pela participação.