22 de setembro de 2020 17:12

Veja como ser voluntário do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo em 2020.2

Inscrições para alunos do Curso começam em 22 de setembro. Projeto ampliou público de atendimento 

O projeto Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) está de volta no semestre 2020.2 e disponibiliza novo Edital para estudantes interessados em voluntariado. Além disso, o EMAU traz novidades: o projeto aumentou o leque de clientes, atendendo, agora, instituições filantrópicas, demandas públicas, ONGs, comunidades e famílias de baixa renda. Em virtude da pandemia do COVID-19, o Escritório Modelo atuará integralmente de forma remota neste semestre. 

Os atendimentos englobarão discentes e público externo, os potenciais clientes, nos municípios de Natal e Mossoró, devido a integração entre os Campi. As inscrições iniciam-se em 22 de setembro e seguem até o dia 26, por meio de Formulário On-line.

O Edital disponibiliza 15 vagas e o cadastro reserva dos demais alunos. Podem participar os estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo dos Campi Natal e Mossoró, a partir do 5º período. Entretanto, destacam-se os alunos da 8ª e 10ª série que estejam matriculados na disciplina de Estágio Obrigatório. 

As atividades realizadas no EMAU poderão ser utilizadas como estágio obrigatório ou ainda como horas para a composição das atividades complementares (confira o edital abaixo).

“Além da prática profissional, lidar com clientes e demandas reais, problemas do cotidiano, através do EMAU, o aluno dá retorno à sociedade por meio de um trabalho voluntário. Assim, permito acesso ao serviço da área, desmistificando a imagem de que o arquiteto é um artigo de luxo”, frisa o Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof. Renato Gomes.

Conheça o projeto

O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) é um projeto de extensão do Curso de Arquitetura e Urbanismo que atua desde 2018 essencialmente com demandas sociais, atendendo pessoas e instituições que possuam dificuldade financeira para acionar os serviços da área. 

O projeto funciona da seguinte forma: após a divulgação do calendário de triagem para o público externo, os possíveis clientes, estes entram em contato com o EMAU e, se aprovado, de acordo com os requisitos do atendimento social, a parceria é firmada e o projeto e/ou consultoria segue para desenvolvimento de forma gratuita. 

O objetivo do EMAU é contribuir com a sociedade através da experiência acadêmica da simulação de um escritório. Todas as etapas do projeto, incluindo a consultoria, são conduzidas pelos voluntários, sob supervisão dos professores orientadores e da coordenação de curso.  

Em caso de dúvidas, entrar em contato através dos e-mails [email protected] (Campus Natal) ou [email protected] (Campus Mossoró).

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA O EMAU 2020.2