Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP)

Atualizado em 18 de agosto de 2020

Núcleo de Apoio Psicopedagógico

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) é um serviço de acolhimento, aconselhamento e desenvolvimento de habilidades socioemocionais para os estudantes universitários. Surgiu para atender necessidades que são específicas desse público com um foco em promover o desenvolvimento de competências para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos e para viver a experiência universitária de forma proveitosa, facilitando a transição da universidade ao mundo do trabalho.

Pilares

Eu Sou

Engloba todas as ações que visam desenvolver competências socioemocionais. Este pilar prevê desde ações de acolhimento de demandas relacionadas ao bem-estar emocional, até a execução de projetos de promoção e prevenção voltados à saúde mental. Através deste pilar são atendidas demandas observadas em diagnósticos anteriores, relatos da literatura e as orientações legais.

Eu Respeito

As ações deste pilar são validadas pelo Conselho de Respeito à Diversidade, Cultura, da Paz e Direitos Humanos (CRDC) que planeja e realiza a promoção da conscientização e formação crítica, cidadã e consciente da comunidade acadêmica a respeito da diversidade, cultura da paz e direitos humanos.

O NAP ainda atua em parceria com o setor responsável pela infraestrutura, para garantir a ausência de barreiras de espaços arquitetônicos.

Eu Aprendo

Prevê ações de inclusão no processo de ensino-aprendizagem, considerando que a “acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social” (art. 53 da Lei 13146/2015) e, portanto, integra pessoas com deficiência (PCD) a partir de uma visão inclusiva e não segregadora. Entre as ações deste pilar estão contemplados os atendimentos de recepção e acompanhamento destes alunos ao longo de sua formação, monitorias de ensino e inclusão, kits de adaptação para inclusão, capacitação de coordenadores de curso e corpo docente e plano de comunicação voltado à promoção da inclusão.

O NAP ainda realiza apoio ao discente através da eliminação das barreiras de comunicação e digitais, adotando um conjunto de ações e softwares de apoio aos estudantes com necessidades educacionais específicas.

Mais informações

Responsabilidades

  • Prover acolhimento e orientação psicológica e pedagógica individualizado a discentes com objetivo de apoiar e aprimorar o processo de aprendizagem e o desenvolvimento pessoal
  • Orientar coordenadores de curso e docentes no que compete a ações didáticas e conduta com os estudantes com deficiência e necessidades educacionais especiais;
  • Apoiar e acompanhar o processo avaliativo dos estudantes com deficiência e necessidades educacionais especiais que requeiram intermediação por profissionais especializados;
  • Planejar e executar ações que contribuam para a convivência saudável da comunidade acadêmica no que compete à diversidade biopsicossocial e cultural.

Agende seu atendimento

Se você se interessou e/ou quer conhecer o trabalho do NAP, agende um atendimento!

Você será encaminhado à página de agendamento e deverá informar dia e horário de sua preferência, conforme disponibilidade indicada. Os atendimentos são realizados pelo aplicativo Microsoft Teams e, quando necessário, presencialmente.

Realize o agendamento para o seu atendimento com o clicando AQUI.

Contato

[email protected]
(84) 3215-1389