Formas de Ingresso

Atualizado em 17 de maio de 2022

Bolsas e Financiamentos

A Universidade Potiguar – UnP é a Instituição de Ensino Superior que mais oferta bolsas e financiamentos estudantis no Rio Grande do Norte. Todos os semestres são disponibilizados vagas para os diversos programas governamentais, como o Prouni; além dos financiamentos através do Fies.

Conheça todas as opções e aproveite as oportunidades para mudar o seu futuro profissional. É a UnP com você para um futuro melhor.

Dúvidas sobre Prouni e Fies? Fale com a gente

  • Alunos: (84) 3227 1234 – Atendimento exclusivo via WhatsApp.
  • Candidatos: (84) 4020 7890 – Atendimento pelo call center.

Pravaler

Como funciona?

Quer ter mais facilidade no momento de pagar suas mensalidades? Pague 1 semestre em 1 ano e invista o resto do seu dinheiro da forma que quiser! E o melhor? SEM JUROS!

Saiba mais

Prouni

Conheça o programa

O que é?
O Programa Universidade Para Todos – Prouni é uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de Ensino Superior.

Quem pode? 
É voltado para aqueles que fizeram o Enem e obtiveram, no mínimo, 450 pontos na média das suas cinco notas, além de nota superior a zero na redação. Para concorrer a uma das bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as parciais – de 50% – a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o Ensino Médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ter cursado todo o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesses casos não é exigida comprovação de renda e os candidatos devem concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Quais os benefícios?
O programa oferece bolsas de 100% e 50% de acordo com a avaliação dos pré-requisitos de cada candidato.

Na UnP ofertamos apenas bolsas integrais.

Quando acontece?
Para saber o cronograma atualizado, basta acessar o site do Prouni no portal www.mec.gov.br, informando seu CPF e o número da sua inscrição e senha do ENEM.

Como obter mais informações?
Para saber sobre cronograma, documentação e demais informações, acesse o www.mec.gov.br.

É vedada a inscrição de estudante cuja nota obtida no Enem mais recente seja inferior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e cuja a nota na redação do Enem referente seja igual a zero.

COLAPs:

INSCRIÇÕES

Processo Seletivo 2022.1

Período de Inscrição: 22 a 25 de fevereiro de 2022.

Inscrição pelo site: siteprouni.mec.gov.br

Comprovação das Informações: O candidato pré-selecionado receberá por meio eletrônico, no endereço cadastrado na ficha de inscrição, um comunicado constando todas as informações a respeito da entrega da documentação que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.


  • 1ª Chamada: de 3 a 14 de março de 2022.
  • 2ª Chamada: de 21 a 29 de março de 2022.

LISTA DE ESPERA

Os candidatos que tenham manifestado interesse em participar da lista de espera do Prouni deverão comparecer às IES e entregar a documentação pertinente ou encaminhá-la por meio virtual/eletrônico para comprovação das informações prestadas na inscrição e participação em eventual processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, no período de 8 a 20 de abril de 2022.

O registro no Sisprouni da aprovação ou reprovação dos candidatos pré-selecionados em lista de espera do Prouni e a emissão do respectivo Termo de Concessão de Bolsa ou Termo de Reprovação deverão ser realizados pelas IES no período de 22 de abril de 2022 a 3 de maio de 2022.


Bolsa Remanescente: a divulgar de acordo com Edital do MEC.


Resultados dos candidatos pré-selecionados para a entrega dos documentos virtual/eletrônico

A lista dos estudantes PRÉ-SELECIONADOS será divulgada pelo MEC no site do processo seletivo (http://siteprouni.mec.gov.br) nas seguintes datas:

  • Primeira Chamada: 2 de março de 2022.
  • Segunda Chamada: 21 de março de 2022.
  • Lista de Espera: 7 de abril de 2022.
  • Bolsas Remanescentes: a divulgar

Formulário eletrônico para envio da Documentação

Clique aqui para acessar o formulário.

Edital ProUni 2022.1

Para conhecer o Edital e obter mais informações,clique aqui.

Bolsas ofertadas

Pesquise as bolsas ofertadas por curso, instituição ou município. Clique aqui.

Fies

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

Requisitos necessários

  • Ter participado do ENEM a partir da edição de 2010
  • Ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação.
  • Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, no máximo, de até 3 (três) salários mínimos.
  • Comprovar renda familiar mensal bruta, por pessoa, no mínimo, igual a 01 (um) salário mínimo nacional vigente.
  • Não possuir financiamento FIES ativo.

Conheça o Novo Fies

CONHEÇA O NOVO FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. O novo FIES traz melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sustentabilidade do programa e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino.

O que mudou?

  • O novo FIES mudou para melhor. Tem agora como pilares a ampliação do acesso ao ensino superior, a maior transparência para os estudantes e para a sociedade, e a melhoria na governança e na sustentabilidade do Fundo. O novo FIES está dividido em três diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
  • Na primeira modalidade, o novo FIES ofertará vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.
  • As outras duas modalidades de financiamento são para estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos. Elas funcionarão com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

Como funciona?

  • O novo FIES entrou em vigor no primeiro semestre de 2018, sendo que, para poder concorrer a uma vaga, o candidato deverá cumprir por antecipação os seguintes requisitos: ter feito uma das edições do ENEM a partir de 2010, ter média igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.
  • As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do Fies Seleção. Em caso de pré-seleção em uma das vagas disponíveis para financiamento, o estudante deverá complementar informações da sua inscrição e, posteriormente, a contratação do financiamento.
  • Consulte informações sobre o processo seletivo do Fies acessando mec.gov.br.
  • A taxa efetiva de juros do Fies para estudantes que se enquadrem na Modalidade I será de juros zero; e, para estudantes que se enquadrem na Modalidade II e III, variará de acordo com o banco.

PARA OS CONTRATOS VIGENTES

  • O MEC, nos termos do Comitê Gestor Fies, editará portaria com as condições para migração voluntária. Em todo caso, as mudanças de regras ocorrerão após o momento de repactuação das condições, e não retroagirão para incidir sobre o saldo devedor.

CONTATO
0800 616161 – Central de Atendimento Fala Brasil

Legislação:

  • O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), instituído pela Lei nº 10.260 de 12 de julho de 2001, foi reformulado pela Medida Provisória nº 785, de 6 de julho de 2017.
  • Portaria Normativa MEC 209 de 07 março 2018. Dispõe sobre FIES 2018.1
  • Portaria Normativa nº 25 de 28 dezembro 2017. Dispõe sobre FIES Processo Seletivo 2018.1
  • Edital Nº 8, de 15 de fevereiro de 2018, processo seletivo 2018.1.
  • Outras legislações do FIES:
  • Legislação do programa vigente entre 2010 e 2017

COMO ME INSCREVER NO NOVO FIES E QUAL A TAXA DE JUROS:

  • Consulte informações sobre o processo seletivo do Fies acessando mec.gov.br.
  • A taxa efetiva de juros do Fies para estudantes que se enquadrem na Modalidade I será de juros zero; e, para estudantes que se enquadrem na Modalidade II e III, variará de acordo com o banco.

Contato:
0800 616161 – Central de Atendimento Fala Brasil

Calendário de aditamento

Como participar

1 – Clique aqui para acessar o Portal do FIES no MEC, entre os dias 08 a 11 de março de 2022, siga os passos.

2 – Acompanhe seu processo seletivo e fique de olho no resultado de aprovação de chamada única que será dia 15 de março de 2022.

3 – Se tiver sido pré-selecionado na chamada única do FIES, complemente sua inscrição entre os dias 16 e 18 de março.

4 – Entre os dias 16 de março a 28 de abril, os candidatos pré-selecionados na lista de espera, deverão complementar sua inscrição no prazo de 3 dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no Fies Seleção.

Aditamento de renovação Fies

Os aditamentos deverão ser realizados pelo estudante, por meio do SisFIES (Contratos formalizados até 2º.2017) ou SiFES (Contratos formalizados a partir de 1º.2018), mediante solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e confirmação eletrônica pelo estudante financiado.

 

Condição para o aditamento renovação FIES Legado (Contratos formalizados até 2º.2017): Não é possível realizar o Aditamento de Renovação caso o estudante possua semestres anteriores sem Aditamento ou Suspensão e o mesmo deve estar adimplente com as parcelas de juros trimestrais (referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento) para realizar o Aditamento de Renovação.

 

Condição para o aditamento renovação NOVO FIES (Contratos formalizados a partir de 1º.2018): Não é possível realizar o Aditamento de Renovação caso o estudante possua semestres anteriores sem Aditamento ou Suspensão e o mesmo deve estar adimplente com as parcelas de coparticipação ou boleto único (parte não financiada) para realizar o Aditamento de Renovação.

Novo FIES (Cartilha do estudante) clique aqui

Obs.: Caso o aluno não efetue o aditamento de renovação semestral no prazo regular, será permitida a cobrança da matrícula e das parcelas das semestralidades referentes aos semestres não aditado.


Aditamento simplificado

Ocorre quando não há alteração de cláusulas contratuais do financiamento do estudante. O estudante deverá   comparecer somente à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) para obter uma via do DRM (Documento de regularidade de matricula).


Aditamento não simplificado

Ocorre quando há alguma alteração das cláusulas contratuais do financiamento do estudante e é necessário deverá comparecer à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) para obter o DRM assinado e posteriormente ir até à Agência de vinculação do contrato para finalizar a renovação.

Cronograma Processo Seletivo 2022.1

  • 08 a 11 de março: inscrição no site http://portalfies.mec.gov.br/
  • 15 de março: conferência da lista de pré-selecionados na Chamada única.
  • 16 a 18 de março: complementação de inscrição para os pré-selecionados na Chamada única.

Calma, você ainda tem chances!

Se não tiver sido pré-selecionado na chamada única, você estará na Lista de espera. Nesse caso, fique atento ao site do FIES pois entre os dias 16 de março a 28 de abril os candidatos pré-selecionados da lista de espera deverão complementar sua inscrição no prazo de 3 (três) dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no Fies Seleção.


Site do FIES: http://portalfies.mec.gov.br/

Telefone do MEC: 0800-616161


  • Para você que foi pré-selecionado, clique aqui para Preenchimento do Formulário Eletrônico e envio da Documentação.
  • Para conferir o Edital e obter mais informações, clique aqui.

Documentos