International Office International Office
 

International Office

Viva uma experiência de ensino internacional

Como funciona

O International Office tem como missão intensificar o processo de internacionalização do ensino através do desenvolvimento de programas interculturais, que proporcionam o crescimento acadêmico da comunidade UnP. Esses programas possibilitam que os estudantes desfrutem de experiências internacionais dentro da instituição de ensino e no exterior.

Nosso trabalho consiste em uma série de atividades que vão desde a elaboração de acordos internacionais, a orientação para a mobilidade acadêmica, a criação de cursos em parceria com instituições estrangeiras, até o recebimento de estudantes e docentes de outras nacionalidades.

Estamos construindo uma rede de relacionamento com outros países, que busca envolver toda a comunidade acadêmica em prol da excelência, inovação e do desenvolvimento de competências globais, integrando experiência curricular e carreira.

International Office

E aí, ficou interessado(a)?
Então confira as informações abaixo, e comece a planejar a sua jornada internacional!


  • Stay Home & Stay Updated

    Acompanhe as iniciativas internacionais que já aconteceram, e não perca as próximas.
    São diversos programas, inclusive para quem quer internacionalizar a carreira sem sair de casa.

    Momento Internacional
    Saiba mais sobre as oportunidades que o International Office oferece. Assista o Momento Internacional que realizamos para todos os estudantes do Ecossistema Ânima.
    >> Saiba mais clicando aqui

    Programa de Mentoria Internacional

    Torne-se um profissional global (9/3)
    Em parceria com o setor de Vida & Carreira, iniciamos o Programa de Mentoria Internacional. Assista o primeiro encontro, com a presença de Paula Limena, que falou sobre o desenvolvimento do estudante no planejamento da sua carreira global e as vantagens de ser um cidadão do mundo.
    >> Saiba mais clicando aqui.

    O futuro das profissões (11/5)
    No segundo encontro do Programa de Mentoria Internacional, tivemos a participação da Flavia Machioni, que é culinarista funcional com especialização em cozinha natural pelo Natural Gourmet Institute (NY) e Health Coach pelo Institute for Integrative Nutrition (NY). A mediação do programa foi feita pela Paula Limena, Executiva Internacional há 25 anos, atualmente VP de Mercados Internacionais – IIN. Na live, falamos sobre o futuro das profissões no mundo globalizado e digital, em que as muitas funções, sobretudo no cenário pós-pandemia, permitem que profissionais atuem de qualquer lugar do mundo.
    >> Saiba mais clicando aqui.

    Programa de Contratação – Se Candidata
    Em parceria com o setor de Vida & Carreira, iniciamos o Programa de Contratação – Se Candidata. Assista o primeiro encontro, com a presença de Fernanda Isquierdo, Consultora de Imigração regulamentada pelo governo Canadense.
    >> Saiba mais aqui.

    LIVE Global Money Week – De que forma a educação financeira influencia a economia sustentável?
    Debate sobre as principais iniciativas internacionais no processo de conscientização e educação financeira, finanças sustentáveis, e especialmente ações voltadas aos critérios ESG e a Agenda 2030. Participação e contribuição da Ânima Educação para o Global Money Week.
    >> Clique e assista o vídeo.

  • Inscrições abertas

    Nanodegrees Internacionais

    Estão abertas as inscrições dos nanodegress internacionais que acontecem no formato remoto.

    Whole-Person Health
    Venha aprender maneiras de apoiar e cuidar da saúde física, mental, emocional e espiritual. Durante as aulas, lecionadas 100% em inglês, você vai conhecer as ferramentas estruturadas pelos renomados docentes e profissionais do Institute for Integrative Nutrition (IIN) para o cuidado integral da saúde.
    >> Saiba mais aqui.

    Vivência Prática em Hotéis na França
    O Programa de Vivência Prática da Escola de Francês La Provence está com as inscrições abertas para estudantes dos cursos das áreas de Gastronomia, Hotelaria, Turismo e Estética.
    Durante o programa, você terá a oportunidade de aprender a futura profissão na prática em hotéis na França. Legal, né?
    >> Ficou interessado(a)? Leia o edital com atenção e faça sua inscrição AQUI.

  • Extensão Internacional

    Cursos de Extensão Internacional
    Tratam-se de cursos de extensão que acontecem uma vez por semana e abrangem diversos temas de interesse. Esses programas são lecionados inteiramente em Inglês ou Espanhol, então, para participar é necessário a proficiência (mínimo intermediária) no idioma. As aulas são mediadas pelo professor, no formato digital, e têm como objetivo enriquecer o seu currículo acadêmico, bem como a sua carreira profissional.

    Projetos de Extensão Internacional
    Os Projetos de Extensão Internacional proporcionam uma prática acadêmica alinhada ao desenvolvimento científico e social, em conjunto com estudantes de instituições de ensino da América Latina. Esses projetos acontecem no formato digital, e discutem a realidade dos países envolvidos. É importante que o aluno tenha conhecimento do idioma espanhol, ou inglês, para participar ativamente das atividades propostas.

    Como participar dos cursos ou projetos de extensão?
    Para participar, os(as) estudantes interessados(as) deverão consultar as informações sobre os cursos internacionais disponíveis nos Catálogos e Editais de cada oferta.

  • Testes de Proficiência

    Pensando em estudar no exterior? Então é fundamental que você aprenda o idioma do país de destino. O domínio da língua local se faz necessário para adaptação e compreensão das informações, além da plena absorção de novos conhecimentos. Para isso, listamos abaixo alguns testes de comprovação linguística aceitos em diversos países.

    1. INGLÊS

    CAMBRIDGE
    FCE – First Certificate in English, CAE – Certificate in Advanced English, CPE – Certificate of Proficiency in English: Prestigiado na Europa, o exame é realizado pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Oferecido nos níveis First (intermediário), Advanced (avançado) e Proficiency (fluente).
    Informações: www.cambridgeesol.org/exams e www.culturainglesasp.com.br

    IELTS – International English Language Testing System: Reconhecido por universidades na Grã-Bretanha, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos. Foi desenvolvido pela Universidade de Cambridge e é gerenciado pelo Conselho Britânico e pelo IDP Education Austrália. Esse exame comprova a proficiência em inglês para fins acadêmicos. Inclui redação, interpretação de texto, compreensão auditiva e expressão oral.
    Informações: www.britishcouncil.org/brazil e www.ielts.org

    TOEFL – Test of English as a Foreign Language: Exigido para ingresso em mais de 4,4 mil escolas e universidades em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos. Também é usado por instituições de outros países, onde o inglês é o idioma acadêmico. Mede a capacidade de leitura, compreensão auditiva, redação e domínio da gramática da língua inglesa.

    TOEFL iBT – Internet Based Test: O TOEFL iBT, administrado pela Internet, é oferecido mais de 50 vezes por ano em centros de teste autorizados em todo o mundo.
    Informações sobre datas e locais de aplicação: www.ets.org/toefl/

    GMAT – Graduate Management Admission Test: Teste necessário para quem quer fazer MBA nos Estados Unidos. Mede qualificação nas áreas de matemática, redação analítica e verbal. Pode ser aplicado por computador.
    Informações: www.mba.com/global

    GRE – Graduate Record Exam: Indicado para candidatos de programas de Mestrado, Doutorado e MBA. É amplamente aceito em instituições de graduação e escolas de negócios. Avalia o raciocínio verbal, a habilidade em resolver problemas e capacidade de articular ideias complexas de maneira clara e eficaz. Serve também como evidência de performance acadêmica suplementar aos documentos normalmente exigidos pelas universidades.
    Informações: alumni.org.br/Certificacoes

    2. ITALIANO

    CELI – Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana CILS – Certificato di Italiano come Lingua Straniera e CILS – Certificato di Italiano come Lingua Straniera: Os dois atestam a proficiência em italiano. O CELI é concedido pela Universidade para Estrangeiros de Perugia. O CILS, pela Universidade para Estrangeiros de Siena. Há seis níveis de conhecimento certificados pela CILS e cinco pelo CELI.
    Informações: www.cvcl.it

    3. FRANCÊS

    DELF – Diplome d’Études em Langue Française: Concedido pelo Ministério de Educação da França, atesta nível de conhecimento (oral e escrito) necessário em situação de viagem, estudos e trabalho. Reconhecido por estabelecimentos de ensino e por empresas, é útil para estudos na França e trabalho em empresas francesas. É composto por dois níveis: Delf 1 e Delf 2.

    DALF – Diploma Approfondi de Langue Française: Concedido pelo Ministério de Educação da França, é o primeiro diploma de nível superior de francês para estrangeiros. Permite ingressar em curso superior na França ou nos países de língua francesa. Antes de fazer a prova, é necessário prestar um teste de admissão ou ter o DELF 2.
    Informações: https://www.aliancafrancesabrasil.com.br/diplomas-e-certificados/delf-dalf

    4. ESPANHOL

    DELE – Diploma de Español como Lengua Extranjera: O Diploma de Español como Lengua Extranjera (DELE) é um título oficial que comprova o grau de competência e domínio do idioma espanhol, outorgado pelo Instituto Cervantes, em nome do Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha. Este é reconhecido em diversas universidades e empresas no mundo, com validade indefinida, certificando a qualidade e o nível do conhecimento adquirido em espanhol para fins profissionais e/ou culturais.
    Informações: www.diplomas.cervantes.es

    CELU – Certificado de Español Lengua y Uso: O CELU é a única certificação de proficiência reconhecido pelo Ministério da Educação e pelo Ministério das Relações Exteriores da Argentina.
    Informações: http://www.celu.edu.ar

    5. ALEMÃO:

    TESTDAF – Test Deutsch als Fremdsprache: O TestDaF é um exame para nível avançado de alemão. Ele engloba os níveis B2 a C1, na escala de seis níveis, e é reconhecido para o ingresso do estudante em todas as universidades alemãs. Não é necessário conhecimento específico das áreas de estudo.

    GOETHE-ZERTIFIKAT: O Goethe Institut no Brasil aplica exames que comprovam o conhecimento do idioma alemão, chamados Goethe-Zertifikat. Existem várias avaliações para diferentes níveis de competência, do iniciante ao avançado. As exigências mudam de universidade para universidade.
    Informações: https://www.goethe.de/ins/br/pt/spr/prf.html.