Aluna de Direito conhece Câmara dos Deputados em Estágio-Visita
 

Matéria

Aluna de Direito conhece Câmara dos Deputados em Estágio-Visita

24 / Novembro / 2022

Aluna do 8º período de Direito, Marina Fonseca, viveu um experiência única neste semestre: um Estágio-Visita de Curta Duração na Câmara dos Deputados Federais, em Brasília (DF). A estudante esteve na Casa Legislativa durante a segunda semana de novembro, sendo a primeira discente do Curso de Direito da UnP a ser selecionada para esta oportunidade.

O programa Estágio-Visita existe desde 2003 e proporciona a graduandos e pós-graduandos a oportunidade de graduandos e pós-graduandos de conhecer o funcionamento da Câmara além de participarem de debates e palestras sobre política, cidadania e democracia. São cinco dias de atividades com direito a simulações que mostram o dia a dia do Legislativo Federal.

“A experiência no Estágio foi, sem dúvida, marcante. Ver e viver o ambiente da Câmara dos Deputados, Senado e observar a diversidade do nosso país nos traz reflexões e muitos conhecimentos sobre a democracia e o papel do Legislativo. Como a programação é focada no protagonismo do estudante, tive a oportunidade de conversar e debater ideias com figuras políticas acerca da atuação parlamentar no Congresso, o debate e o pluralismo de ideias”, conta a estudante da Unidade Roberto Freire.

A participação dos estudantes no Estágio-Visita se dá por indicação de um parlamentar. Alunos de todas as áreas de formação podem participar e os interessados só precisam pleitear a algum deputado de seu estado para ser indicado. Após a indicação ser aceita, a assessoria de gabinete fica responsável pela solicitação dos documentos necessários e inscrição em um portal interno. Cada edil pode indicar até dois universitários por semestre.